Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchulz, Liapt_BR
dc.contributor.authorSoja, Valéria Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-09T03:28:36Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268247pt_BR
dc.description.abstractA capacidade de ler é fundamental para construir aprendizado contínuo e para explorar diversas questões da vida. No contexto das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), há desafios específicos ligados tanto às dificuldades inerentes ao ato de leitura quanto às circunstâncias particulares que essas crianças enfrentam. Com base nisso, a presente pesquisa foi motivada pela necessidade de identificar práticas pedagógicas inclusivas de leitura para alunos com TEA. Foram explorados trabalhos existentes sobre o ensino de leitura para esses alunos, e foram encontrados apenas quatro artigos. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e qualitativa, analisando informações sobre TEA, aprendizagem dos estudantes, ensino de leitura em Língua Portuguesa e métodos de ensino. Os artigos encontrados revelam que pessoas com TEA podem enfrentar desafios na aprendizagem da leitura, incluindo dificuldades em separar conceitos abstratos de tarefas práticas e na compreensão da leitura. Práticas educacionais variadas são sugeridas para superar esses obstáculos, como a compreensão de linguagem não verbal, atividades lúdicas, uso de imagens e tecnologias. É evidente que um ambiente educacional inclusivo é fundamental, adaptando estratégias de ensino às necessidades individuais dos alunos com TEA. A pesquisa enfatiza a importância de mais estudos para aprimorar o ensino da leitura para essas pessoas, impactando futuros professores de Língua Portuguesa ao fornecer percepções valiosas sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractThe ability to read is fundamental to building continuous learning and exploring various issues in life. In the context of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), there are specific challenges linked both to the difficulties inherent in the act of reading and to the particular circumstances these children face. Based on this, this research was motivated by the need to identify inclusive reading pedagogical practices for students with ASD. Existing works on teaching reading to these students were explored, and only four articles were found. The research adopted an exploratory and qualitative approach, analyzing information on ASD, student learning, teaching reading in Portuguese and teaching methods. The articles found reveal that people with ASD face challenges in learning to read, including difficulties in separating abstract concepts from practical tasks and in reading comprehension. Varied educational practices are suggested to overcome these obstacles, such as understanding non-verbal language, playful activities, the use of images and technology. It is clear that an inclusive educational environment is fundamental, adapting teaching strategies to the individual needs of students with ASD. The research emphasizes the importance of further studies to improve the teaching of reading to these people, impacting future Portuguese language teachers by providing valuable insights into the topic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderen
dc.subjectPortuguese languageen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.titleO ensino da leitura em português para alunos e alunas com transtorno do espectro autista : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBrabo, Gabriela Maria Barbosapt_BR
dc.identifier.nrb001188738pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples