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dc.contributor.advisorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorDossin, João Francisco Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T03:22:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268139pt_BR
dc.description.abstractO ato de caminhar traz benefícios para a sociedade, o ambiente urbano e o indivíduo. Ele contribui para reduzir o consumo de recursos, mitigar emissões, diminuir os níveis de ruído e melhorar a saúde da população. A caminhabilidade, ou seja, o quão amigável o ambiente urbano é para os pedestres torna-se um parâmetro essencial e relevante. Ao analisar os estudos realizados sobre o assunto, no entanto, encontram-se diversas lacunas. Primeiramente, nota-se que a grande maioria das pesquisas são realizadas em países tradicionalmente desenvolvidos, normalmente restringindo-se aos grandes centros urbanos. Trabalhos feitos na África e na América Latina, por exemplo, representam somente 3% do total. Adicionalmente, chama atenção o fato de que uma fração significativa das pesquisas citadas considera somente variáveis em mesoescala, as quais se caracterizam por alto grau de generalização, deixando de lado as variáveis em microescala, com potencial para analisar o ambiente de forma muito mais detalhada, e a percepção do próprio usuário, potencialmente impactando negativamente seus resultados Assim sendo, o presente trabalho estuda a formulação e a aplicação de um método de construção de Índice de Caminhabilidade construído a partir da percepção do usuário no Centro Histórico de Porto Alegre, englobando as etapas de pesquisa bibliográfica, análise do procedimento para seleção e obtenção da importância de fatores e componentes, diagnóstico das condições atuais dos segmentos definidos e estimação do Índice. Os resultados deste processo mostraram representar de maneira adequada as condições atuais de caminhabilidade dos trechos contidos na área de estudo e evidenciando como as mesmas se distribuem de maneira desigual. Mais do que isso, o trabalho possibilitou a formulação de hipóteses que correlacionam a repetição positiva de aspectos como limpeza adequada, presença de edificações institucionais e existência de policiamento com a ocorrência de bons Índices de Caminhabilidade. Por fim, fez-se possível a sugestão de detalhes com potencial para contribuir na melhoria do método, com ênfase em ideias que possibilitem a minimização dos efeitos da subjetividade e do intenso dinamismo característico dos grandes centros, os quais podem resultar em variações indesejadaspt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectPercepção do usuáriopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.titleAplicação e análise de índice de caminhabilidade construído a partir da percepção do usuário no centro histórico de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001189071pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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