A mulher dentro do espelho : desdobramentos da imagem em O ano passado em Marienbad, de Alain Resnais
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Joana Bosak de | pt_BR |
dc.contributor.author | Sartore, Kahena Zanardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T03:21:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/268121 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa propõe uma investigação dos modos de representação da imagem da mulher no filme O Ano Passado em Marienbad (1961), dirigido por Alain Resnais, levando em conta, principalmente, a presença de espelhos e olhar do outro. Junto a abordagens da história feminista da arte e da teoria feminista do cinema, o trabalho se aproxima do filme como um objeto artístico, levando o cinema para dentro das categorias da arte como objeto poético. A partir de elementos constitutivos das teorias da imagem, da história da arte e teoria do cinema, existe um resgate do espelho e do olhar, com o objetivo de compreender como formaram e como se associam às representações da imagem da mulher ao longo dos séculos. As teorias do olhar no cinema são levantadas através de um viés crítico e contemporâneo, de modo a compreender o contexto em que o filme foi criado. Através dessas reflexões críticas, da história da arte e maneiras de olhar, são realizadas leituras do filme a partir dos conceitos de imagem, espelho e olhar, de modo a entender a imagem da mulher que se forma. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research proposes an investigation of the modes of representation of the female image in the Alain Resnais film, Last Year at Marienbad (1961), taking into account, primarily, the presence of mirrors and the gaze of others. Next to feminist art history and feminist film theory frameworks, this dissertation approaches the film as an artistic object, inserting cinema in the art categories as a poetic object. From theories of the image, art history and film theory overviews, there is a retrieval of the mirror and the gaze, with the goal of comprehending how they formed and how they are associated with the representations of women throughout the centuries. Theories of the gaze in film are compiled through a critical and contemporary lens, with the intent of understanding the context in which the film was created. Through these critical reflections of art history and the ways of looking, readings and analyses are made of the film, from the concepts of image, mirror and gaze, aiming to understand the female image that is made. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Female image | en |
dc.subject | Film | en |
dc.subject | Teoria da imagem | pt_BR |
dc.subject | Mirror | en |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.subject | Last year at Marienbad | en |
dc.subject | Teoria do cinema | pt_BR |
dc.subject | Imagem (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Theories of the gaze | en |
dc.title | A mulher dentro do espelho : desdobramentos da imagem em O ano passado em Marienbad, de Alain Resnais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001189339 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Visual Arts (473)