Análise de uma cena do filme As horas, de Michael Cunningham : máscaras do feminino
Fecha
2023Autor
Otro título
Analysis of a scene from the film The Hours, by Michael Cunningham : masks of the feminine
Materia
Resumo
O presente trabalho toma como objeto de análise a obra cinematográfica As horas, baseado no livro de Michael Cunningham. A questão norteadora desse trabalho é a seguinte: a intelectualidade seria um destino suficiente para a mulher que não se identifica plenamente com a posição de mãe e dona de casa? No caso de Virginia Wolf, retratada no filme As horas, o papel de intelectual é assumido por ela como atividade principal e quase exclusiva, já que ela pouco se envolve nas questões domésticas e po ...
O presente trabalho toma como objeto de análise a obra cinematográfica As horas, baseado no livro de Michael Cunningham. A questão norteadora desse trabalho é a seguinte: a intelectualidade seria um destino suficiente para a mulher que não se identifica plenamente com a posição de mãe e dona de casa? No caso de Virginia Wolf, retratada no filme As horas, o papel de intelectual é assumido por ela como atividade principal e quase exclusiva, já que ela pouco se envolve nas questões domésticas e pouco revela da relação amorosa com Leonard. No presente artigo, analisaremos um diálogo entre Virgínia e sua irmã Vanessa durante uma visita, no qual se percebe o desconforto da irmã com as respostas de Virgínia. Tomamos como aporte teórico as considerações sobre a máscara (Rivière, 2005), as considerações sobre a máscara e a dissimulação (Bachelard, 1994) e as considerações sobre máscara e sintoma (Lacan, Seminário 5). A conclusão é a de que a máscara da feminilidade é uma das formas de deslocamento do desejo, sintoma, expressão da sublimação e portanto, destino de uma pulsão parcial (Lacan, Seminário 5, Lição XVIII). ...
Abstract
The present work takes as its object of analysis the cinematographic work Hours, based on the book by Michael Cunningham. The guiding question of this work is the following: would intellectuality be a sufficient destination for the woman who does not fullyidentify with the position of mother and housewife? In the case of Virginia Wolf, portrayed in The Hours, the role of intellectual is assumed by her as her main and almost exclusive activity, since she is little involved in domestic matters an ...
The present work takes as its object of analysis the cinematographic work Hours, based on the book by Michael Cunningham. The guiding question of this work is the following: would intellectuality be a sufficient destination for the woman who does not fullyidentify with the position of mother and housewife? In the case of Virginia Wolf, portrayed in The Hours, the role of intellectual is assumed by her as her main and almost exclusive activity, since she is little involved in domestic matters and reveals little about her love affair with Leonard. In this article, we will analyze a dialogue between Virgínia and her sister Vanessa during a visit, in which the sister's discomfort with Virginia's responses is perceived. We take as theoretical support the considerations about the mask (Rivière, 2005), the considerations about the mask and dissimulation (Bachelard, 1994) and the considerations about the mask and symptom (Lacan, Seminar 5). The conclusion is that the mask of femininity is one of the forms of displacement of desire, symptom, expression of sublimation, and therefore the destination of a partial drive (Lacan, Seminar 5, Lesson XVIII). ...
En
Desenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 19, n. 2 (maio/ago. 2023), p. 182-191
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Lingüística, Letras y Artes (2737)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License