Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Silvanapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T03:25:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1808-656Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268071pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho toma como objeto de análise a obra cinematográfica As horas, baseado no livro de Michael Cunningham. A questão norteadora desse trabalho é a seguinte: a intelectualidade seria um destino suficiente para a mulher que não se identifica plenamente com a posição de mãe e dona de casa? No caso de Virginia Wolf, retratada no filme As horas, o papel de intelectual é assumido por ela como atividade principal e quase exclusiva, já que ela pouco se envolve nas questões domésticas e pouco revela da relação amorosa com Leonard. No presente artigo, analisaremos um diálogo entre Virgínia e sua irmã Vanessa durante uma visita, no qual se percebe o desconforto da irmã com as respostas de Virgínia. Tomamos como aporte teórico as considerações sobre a máscara (Rivière, 2005), as considerações sobre a máscara e a dissimulação (Bachelard, 1994) e as considerações sobre máscara e sintoma (Lacan, Seminário 5). A conclusão é a de que a máscara da feminilidade é uma das formas de deslocamento do desejo, sintoma, expressão da sublimação e portanto, destino de uma pulsão parcial (Lacan, Seminário 5, Lição XVIII).pt_BR
dc.description.abstractThe present work takes as its object of analysis the cinematographic work Hours, based on the book by Michael Cunningham. The guiding question of this work is the following: would intellectuality be a sufficient destination for the woman who does not fullyidentify with the position of mother and housewife? In the case of Virginia Wolf, portrayed in The Hours, the role of intellectual is assumed by her as her main and almost exclusive activity, since she is little involved in domestic matters and reveals little about her love affair with Leonard. In this article, we will analyze a dialogue between Virgínia and her sister Vanessa during a visit, in which the sister's discomfort with Virginia's responses is perceived. We take as theoretical support the considerations about the mask (Rivière, 2005), the considerations about the mask and dissimulation (Bachelard, 1994) and the considerations about the mask and symptom (Lacan, Seminar 5). The conclusion is that the mask of femininity is one of the forms of displacement of desire, symptom, expression of sublimation, and therefore the destination of a partial drive (Lacan, Seminar 5, Lesson XVIII).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 19, n. 2 (maio/ago. 2023), p. 182-191pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMasken
dc.subjectCunningham, Michael, 1952-pt_BR
dc.subjectFilm analysisen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectFeminino na literaturapt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.titleAnálise de uma cena do filme As horas, de Michael Cunningham : máscaras do femininopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of a scene from the film The Hours, by Michael Cunningham : masks of the feminineen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001189005pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples