Avaliação do comportamento mecânico de uma BGTC com diferentes teores de cimento
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2023Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo teve como objetivo a avaliação do efeito do teor de cimento nas propriedades mecânicas de uma brita graduada tratada com cimento (BGTC) utilizada em uma obra de duplicação. O cimento utilizado foi o CP II-Z 40, variando de 1 a 6%. Após a compactação das amostras, as mesmas foram curadas por 7 e 28 dias de cura e ensaiadas para determinação da Resistência à Tração por Compressão Diametral (RCD), do Módulo de Resiliência por Compressão Diametral (MRD) e do Módulo de Resiliência ...
O presente estudo teve como objetivo a avaliação do efeito do teor de cimento nas propriedades mecânicas de uma brita graduada tratada com cimento (BGTC) utilizada em uma obra de duplicação. O cimento utilizado foi o CP II-Z 40, variando de 1 a 6%. Após a compactação das amostras, as mesmas foram curadas por 7 e 28 dias de cura e ensaiadas para determinação da Resistência à Tração por Compressão Diametral (RCD), do Módulo de Resiliência por Compressão Diametral (MRD) e do Módulo de Resiliência por Compressão Triaxial (MRT). Os resultados de RCD demonstram que há um aumento na resistência à tração das misturas, com o aumento do teor de cimento e do tempo de cura. Em relação aos resultados de MRD, destaca-se que apenas foi possível realizar o ensaio para o teor de cimento de 6%, uma vez que amostras com menores teores de cimento apresentaram resistências incompatíveis com o ensaio. Observou-se um aumento de aproximadamente 22% nos valores de RCD e MRD, ao comparar os resultados de 7 e 28 dias. Por fim, os ensaios de MRT realizados para a mistura de projeto, composta de 3% de cimento, quando avaliados pelo método de ensaio 181 (DNIT, 2018b), demonstraram que não há grandes variações de resultados entre os tempos de cura estudados. Ao avaliar a mistura pelo método de ensaio 134 (DNIT, 2018a), observou-se uma significativa variação nos valores de MRT. Diferentemente do observado nos demais ensaios (RCD, MRD), os valores obtidos nos ensaios de MRT reduziram conforme o aumento do tempo de cura ...
Abstract
The present study aimed to evaluate the effect of cement content on the mechanical properties of cement treated granular base (CTGB), used in a new carriageway implementing an existing road segment. CP II-Z 40 cement was utilized, ranging from 1% to 6% in content. After compacting the samples, they were subjected to curing periods of 7 and 28 days and tested for Indirect Tensile Strength (ITS), Diametral Compression Modulus (IDT RM) and Triaxial Resilience Modulus (TRM) determination. The ITS r ...
The present study aimed to evaluate the effect of cement content on the mechanical properties of cement treated granular base (CTGB), used in a new carriageway implementing an existing road segment. CP II-Z 40 cement was utilized, ranging from 1% to 6% in content. After compacting the samples, they were subjected to curing periods of 7 and 28 days and tested for Indirect Tensile Strength (ITS), Diametral Compression Modulus (IDT RM) and Triaxial Resilience Modulus (TRM) determination. The ITS results demonstrate an increase in the tensile strength in the mixtures with higher cement content and longer curing times. Regarding the IDT RM results, it is noteworthy that the test could only be conducted for the 6% cement content, as samples with lower cement content displayed strengths incompatible with the test. There was an approximately 22% increase in both ITS and IDT RM values when comparing the results at 7 and 28 days of curing. Finally, the TRM tests performed on the project mixture, consisting of 3% cement, when evaluated using test method 181 (DNIT, 2018b), showed no significant variations in results between the studied curing times. However, when evaluating the mixture using test method 134 (DNIT, 2018a), a substantial variation in TRM values was observed. In contrast to the observations in other tests (ITS and IDT RM), the values obtained in the TRM tests decreased as the curing time increased ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
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