Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista
View/ Open
Date
2020Type
Title alternative
Epistemologies and methodologies in interviews with children on mathematical knowledge : a constructivist perspective
Epistemologías y metodologías en entrevistas con niños sobre conocimiento matemático : una perspectiva constructivista
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Dada a importância das entrevistas com crianças para investigação do conhecimento matemático, este artigo apresenta um ensaio para discutir e analisar relações entre epistemologia e metodologia no exercício dessa produção de dados para pesquisas. Nosso objetivo é evidenciar relações entre fundamentos epistemológicos e modos de se elaborar questões, perguntar e interpretar as respostas das crianças. Discorremos sobre nuances, percalços e particularidades das entrevistas com crianças e apresentam ...
Dada a importância das entrevistas com crianças para investigação do conhecimento matemático, este artigo apresenta um ensaio para discutir e analisar relações entre epistemologia e metodologia no exercício dessa produção de dados para pesquisas. Nosso objetivo é evidenciar relações entre fundamentos epistemológicos e modos de se elaborar questões, perguntar e interpretar as respostas das crianças. Discorremos sobre nuances, percalços e particularidades das entrevistas com crianças e apresentamos como abordagem qualificada a entrevista clínica e o Método Clínico de base piagetiana. As sínteses indicam a importância da utilização de instrumentos adequados para investigação do objeto matemático, além de se considerar as particularidades do universo infantil e da coerência epistêmico-metodológica adotada pelo pesquisador. ...
Abstract
Considering the importance of interview swith children to investigate mathematical knowledge, here we have an essay to discuss and analyze the relationships between epistemology and methodology in the process of production of data for research. In this article, our goal is to high light the relationships between epistemological foundations and ways to elaborate questions, asking and interpreting children's answers. We discuss about nuances, mishaps and particularities of the interviews with chi ...
Considering the importance of interview swith children to investigate mathematical knowledge, here we have an essay to discuss and analyze the relationships between epistemology and methodology in the process of production of data for research. In this article, our goal is to high light the relationships between epistemological foundations and ways to elaborate questions, asking and interpreting children's answers. We discuss about nuances, mishaps and particularities of the interviews with children and presented as a qualified approach the clinical interview and the Piagetian clinical method. The syntheses indicate the importance of using appropriate tools to investigate them a thematical object, as well as considering the particularities of the children's universe and the epistemic-methodological coherence adopted by there searcher. ...
Resumen
Debido a la importancia de las entrevistas con niños para investigar el conocimiento matemático, aquí tenemos un ensayo para discutir y analizar las relaciones entre epistemología y metodología en el ejercicio de producción de datos para la investigación. Nuestro objetivo es resaltar las relaciones entre los fundamentos epistemológicos y las formas de elaborar preguntas, preguntar e interpretar las respuestas de los niños. Hablamos de los matices, percances y particularidades de las entrevistas ...
Debido a la importancia de las entrevistas con niños para investigar el conocimiento matemático, aquí tenemos un ensayo para discutir y analizar las relaciones entre epistemología y metodología en el ejercicio de producción de datos para la investigación. Nuestro objetivo es resaltar las relaciones entre los fundamentos epistemológicos y las formas de elaborar preguntas, preguntar e interpretar las respuestas de los niños. Hablamos de los matices, percances y particularidades de las entrevistas con niños y presentamos com oun enfoque calificado la entrevista clínica y el Método Clínico de Piaget. Las síntesis indican la Importancia de utilizar instrumentos adecuados para investigar el objeto matemático, así como considerar las particularidades del universo infantil y la coherencia epistémico-metodológica adoptada por el investigador. ...
In
Revista Educação Matemática Pesquisa. São Paulo. Vol. 22, n. 3 (2020), p. 343-372
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40304)Humanities (6926)
This item is licensed under a Creative Commons License