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dc.contributor.authorConcenço, Fernanda Izabel Garcia da Rochapt_BR
dc.contributor.authorBeck, Vinicius Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorFerreira Filho, Raymundo Carlos Machadopt_BR
dc.contributor.authorBertolucci, Cristina Cavallipt_BR
dc.contributor.authorOtazu, Everton Da Silvapt_BR
dc.contributor.authorNora, Leonardopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T03:24:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2594-3901pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267864pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho foi compreender como professores da educação básica avaliaram a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período de pandemia. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) conhecer a preparação pedagógica de professores da educação básica para o trabalho com alunos com TEA; 2) identificar as formas que professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental da cidade de Pelotas-RS utilizaram para avaliar estudantes com TEA durante a pandemia; 3) descrever como foi, durante a pandemia, o retorno dos estudantes com TEA com relação às atividades propostas pelos professores participantes desta pesquisa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário investigativo como instrumento de coleta de dados. Houve a participação de 20 professores do Ensino Fundamental que ministram aulas em escolas públicas municipais, estaduais e particulares, localizadas na cidade de Pelotas/RS. A principal contribuição deste trabalho foi a constatação de que avaliações da aprendizagem baseadas em comunicação síncrona digital são as que apresentam maiores dificuldades para estudantes com TEA em períodos pandêmicos ou de atividades remotas.pt_BR
dc.description.abstractThe general aim of this study was to understand how teachers of basic education evaluated the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the pandemic period. The specific aims were: 1) to know the pedagogical preparation of basic education teachers for work with students with ASD; 2) to identify the ways that teachers from public and private elementary schools in the city of Pelotas-RS used to evaluate students with ASD during the pandemic; 3) to describe how it was, during the pandemic, the return of students with ASD in relation to the activities proposed by the teachers participating in this research. This research follows a qualitative approach, using the methodology of the investigative questionnaire. There was the participation of 20 elementary school teachers who teach classes in municipal, state and private public schools, located in the city of Pelotas/RS. The main contribution of this study was the finding that learning assessments based on digital synchronous communication are the ones that present the greatest difficulties for students with ASD in pandemic periods or remote activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsino e Tecnologia em Revista. Curitiba, PR. Vol. 6, n. 1 (jan./jun 2022), p. 31-46pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutistic Spectrum Disorderen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professorespt_BR
dc.title.alternativeAssessment of learning of students with Autism Spectrum Disorder in pandemic times in the perception of teachers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001189047pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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