Fontes de crenças de futuros professores de Educação Física sobre o planejamento e a avaliação no ensino dos jogos esportivos coletivos
dc.contributor.author | Backes, Ana Flávia | pt_BR |
dc.contributor.author | Ristow, Leonardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Brasil, Vinicius Zeilmann | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Rodolfo Silva da | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Jéssica Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Collet, Carine | pt_BR |
dc.contributor.author | Ramos, Valmor | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T03:24:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-5090 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-5104 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267862 | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVO: Analisar as fontes de crenças de futuros professores de Educação Física sobre o planejamento e a avaliação no ensino dos jogos esportivos coletivos. MÉTODOS: Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa a partir de estudo de casos múltiplos. Realizou-se a análise de planos de ensino e entrevistas semiestruturadas com quatro futuros professores de uma universidade pública no sul do Brasil. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. Foram adotadas categorias e subcategorias a priori: planejamento (base teórica e propósitos) e avaliação (compreensão de como os estudantes aprendem; formas de avaliação de aprendizagem e avaliação do ensino) e a posteriori: contextos e situações de aprendizagem. RESULTADOS: As experiências no contexto universitário foram fontes importantes para as crenças sobre o planejamento e a avaliação do ensino, em especial, as orientações pedagógicas e as práticas de ensino. Já as experiências com a avaliação enquanto estudantes, influenciaram nas crenças sobre os meios de avaliação. CONCLUSÃO: As experiências provenientes do contexto universitário contribuíram para a construção de crenças sobre o planejamento e as experiências diretas no contexto escolar impactaram na avaliação da aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJECTIVE: To analyze the sources of beliefs of pre-service Physical Education teachers about planning and evaluation in the teaching of collective sports games. METHODS: Qualitative research procedures based on multiple case studies were adopted. An analysis of teaching plans and semi-structured interviews were carried out with four pre-service Physical Education teachers from a public university in southern Brazil. The Content Analysis technique was used for data analysis. Categories and subcategories were adopted a priori: planning (conceptual framework and purposes) and assessment (understanding of how students learn; forms of learning assessment and teaching assessment) and a posteriori: learning contexts and situations. RESULTS: Experiences in the university context were important sources for beliefs about teaching planning and evaluation, in particular, pedagogical guidelines and teaching practices. Experiences with assessment as students, on the other hand, influenced beliefs about the means of assessment. CONCLUSION: Experiences from the university context contributed to the construction of beliefs about planning and the direct experiences in the school context impacted the learning evaluation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR,. Vol. 20, e-29629 (2022), 7 p. | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon. Vol. 20, e-29629 (2022), 7 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Crenças | pt_BR |
dc.subject | Beliefs | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Sports | en |
dc.subject | Esportes | pt_BR |
dc.title | Fontes de crenças de futuros professores de Educação Física sobre o planejamento e a avaliação no ensino dos jogos esportivos coletivos | pt_BR |
dc.title.alternative | Pre-service Physical Education teachers sources of beliefs about planning and evaluation in the teaching team sports | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171076 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências da Saúde (10773)