Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBackes, Ana Fláviapt_BR
dc.contributor.authorRistow, Leonardopt_BR
dc.contributor.authorBrasil, Vinicius Zeilmannpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Rodolfo Silva dapt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Jéssica Diaspt_BR
dc.contributor.authorCollet, Carinept_BR
dc.contributor.authorRamos, Valmorpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T03:24:32Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2318-5090pt_BR
dc.identifier.issn2318-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267862pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: Analisar as fontes de crenças de futuros professores de Educação Física sobre o planejamento e a avaliação no ensino dos jogos esportivos coletivos. MÉTODOS: Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa a partir de estudo de casos múltiplos. Realizou-se a análise de planos de ensino e entrevistas semiestruturadas com quatro futuros professores de uma universidade pública no sul do Brasil. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. Foram adotadas categorias e subcategorias a priori: planejamento (base teórica e propósitos) e avaliação (compreensão de como os estudantes aprendem; formas de avaliação de aprendizagem e avaliação do ensino) e a posteriori: contextos e situações de aprendizagem. RESULTADOS: As experiências no contexto universitário foram fontes importantes para as crenças sobre o planejamento e a avaliação do ensino, em especial, as orientações pedagógicas e as práticas de ensino. Já as experiências com a avaliação enquanto estudantes, influenciaram nas crenças sobre os meios de avaliação. CONCLUSÃO: As experiências provenientes do contexto universitário contribuíram para a construção de crenças sobre o planejamento e as experiências diretas no contexto escolar impactaram na avaliação da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractOBJECTIVE: To analyze the sources of beliefs of pre-service Physical Education teachers about planning and evaluation in the teaching of collective sports games. METHODS: Qualitative research procedures based on multiple case studies were adopted. An analysis of teaching plans and semi-structured interviews were carried out with four pre-service Physical Education teachers from a public university in southern Brazil. The Content Analysis technique was used for data analysis. Categories and subcategories were adopted a priori: planning (conceptual framework and purposes) and assessment (understanding of how students learn; forms of learning assessment and teaching assessment) and a posteriori: learning contexts and situations. RESULTS: Experiences in the university context were important sources for beliefs about teaching planning and evaluation, in particular, pedagogical guidelines and teaching practices. Experiences with assessment as students, on the other hand, influenced beliefs about the means of assessment. CONCLUSION: Experiences from the university context contributed to the construction of beliefs about planning and the direct experiences in the school context impacted the learning evaluation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR,. Vol. 20, e-29629 (2022), 7 p.pt_BR
dc.relation.ispartofCaderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon. Vol. 20, e-29629 (2022), 7 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectBeliefsen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectSportsen
dc.subjectEsportespt_BR
dc.titleFontes de crenças de futuros professores de Educação Física sobre o planejamento e a avaliação no ensino dos jogos esportivos coletivospt_BR
dc.title.alternativePre-service Physical Education teachers sources of beliefs about planning and evaluation in the teaching team sports en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001171076pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples