Autorreflexão na escola : o desenho como prática motivadora e investigativa na adolescência
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O trabalho desenvolvido aqui surge a partir das experiências vividas no último estágio realizado por mim na E.E.E.M. Anne Frank. Apresento em detalhes as atividades realizadas em cada dia de aula. O objetivo desta proposta foi investigar o desenho como um instrumento de autorreflexão e motivação durante o período da adolescência. Além disso, achei importante destacar inicialmente alguns momentos da história da arte-educação no Brasil, com o intuito de situar as práticas atuais de ensino de arte ...
O trabalho desenvolvido aqui surge a partir das experiências vividas no último estágio realizado por mim na E.E.E.M. Anne Frank. Apresento em detalhes as atividades realizadas em cada dia de aula. O objetivo desta proposta foi investigar o desenho como um instrumento de autorreflexão e motivação durante o período da adolescência. Além disso, achei importante destacar inicialmente alguns momentos da história da arte-educação no Brasil, com o intuito de situar as práticas atuais de ensino de arte nas escolas brasileiras. Ana Mae Barbosa foi a principal referência nesse recorte histórico. Posteriormente, discorro sobre as diferentes fases do desenvolvimento da linguagem do desenho em um indivíduo, para analisar desenhos resultantes das aulas que ministrei. Nesse caso, uso as pesquisas de Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain. Penso, por fim, sobre a minha forma de proceder em sala de aula e como a ideia de autorreflexão exercitada pelos alunos também se estende a mim como docente. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License