Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVitelli, Celsopt_BR
dc.contributor.authorAssarian, Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T03:24:09Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267747pt_BR
dc.description.abstractO trabalho desenvolvido aqui surge a partir das experiências vividas no último estágio realizado por mim na E.E.E.M. Anne Frank. Apresento em detalhes as atividades realizadas em cada dia de aula. O objetivo desta proposta foi investigar o desenho como um instrumento de autorreflexão e motivação durante o período da adolescência. Além disso, achei importante destacar inicialmente alguns momentos da história da arte-educação no Brasil, com o intuito de situar as práticas atuais de ensino de arte nas escolas brasileiras. Ana Mae Barbosa foi a principal referência nesse recorte histórico. Posteriormente, discorro sobre as diferentes fases do desenvolvimento da linguagem do desenho em um indivíduo, para analisar desenhos resultantes das aulas que ministrei. Nesse caso, uso as pesquisas de Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain. Penso, por fim, sobre a minha forma de proceder em sala de aula e como a ideia de autorreflexão exercitada pelos alunos também se estende a mim como docente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutorreflexãopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectArte : Educaçãopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleAutorreflexão na escola : o desenho como prática motivadora e investigativa na adolescênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188554pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples