Avaliação de maturidade digital em centros de distribuição : aplicação em uma empresa do setor de bebidas
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Data
2023Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, além disso, o segmento de distribuição tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Entregas melhores e mais rápidas são diferenciais para empresas que querem estar à frente da concorrência, bem como preparadas para o mercado dinâmico que as cerca. Entretanto, muitas delas ainda utilizam processos manuais na área logística, que são mais demorados e passíveis de falhas, e isso impacta não só o operador logístico, mas também gera perdas, afet ...
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, além disso, o segmento de distribuição tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Entregas melhores e mais rápidas são diferenciais para empresas que querem estar à frente da concorrência, bem como preparadas para o mercado dinâmico que as cerca. Entretanto, muitas delas ainda utilizam processos manuais na área logística, que são mais demorados e passíveis de falhas, e isso impacta não só o operador logístico, mas também gera perdas, afeta a confiabilidade da informação e a relação com o destinatário. Tendo isso em vista, o presente trabalho desenvolveu um modelo de avaliação de maturidade digital para aplicação em logística interna de centros de distribuição, com o intuito de auxiliar no diagnóstico de nível tecnológico e na proposição de melhorias para avanço de nível. Para isso, levantou-se o estado da arte em termos de modelos de avaliação da maturidade no contexto da Indústria 4.0, analisou-se os principais desafios de produtividade que existem dentro da logística interna e identificou-se uma escala de maturidade para cada um deles. Com isso, desenvolveu-se uma ferramenta capaz de medir o nível de maturidade digital em CDDs, que foi aplicada na empresa de estudo para discutir a viabilidade da implementação de tecnologias da Indústria 4.0 e para definir estratégias para a implementação das mesmas. Em termos de resultado, concluiu-se que o modelo desenvolvido parece ser aplicável para descrever o nível de maturidade digital na logística interna e fornece orientação suficiente para a digitalização desta relevante atividade de agregação de valor na gestão da cadeia de suprimentos. Ele complementa os modelos disponíveis que se concentram, principalmente, no processo de fabricação, trazendo um guia de transformação tecnológica em uma área que ainda é pouco explorada. Em termos de limitações, ele foi testado em apenas uma empresa, sendo interessante a aplicação em um número maior de centros de distribuição e em empresas de diferentes ramos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
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TCC Engenharias (5853)
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