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dc.contributor.advisorMuniz, André Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Thomas Eberhardtpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-25T03:27:45Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267675pt_BR
dc.description.abstractO curso de Engenharia Química da UFRGS, criado em 1896, obteve reconhecimento como curso superior em 1900. A criação do Departamento de Engenharia Química (DEQUI) em 1958 impulsionou o curso, tornando-o nacionalmente reconhecido devido ao crescimento industrial no estado. Apesar de sua história de sucesso, o curso enfrenta uma notável diminuição no interesse dos estudantes, refletida na queda da densidade no vestibular de 2013 para 2023. Para melhor preparar os estudantes para os desafios contemporâneos da Engenharia Química, foi desenvolvido um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), alinhado com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais e as expectativas do mercado de trabalho e dos estudantes. Nesse contexto, é essencial avaliar a satisfação dos estudantes e compreender suas percepções em relação ao curso, bem como identificar desafios e lacunas na formação, informação crucial para futuras alterações curriculares e do PPC. O objetivo deste trabalho é identificar as percepções dos estudantes a respeito do curso de Engenharia Química, identificando áreas de interesse, dificuldades, razões para a evasão e expectativas em diferentes etapas da graduação. Também visa avaliar se as habilidades e competências definidas no novo PPC estão sendo alcançadas, mesmo que tenham realizado o curso no formato anterior ao novo PPC. A pesquisa envolveu uma abordagem quantitativa e qualitativa com estudantes de Engenharia Química da UFRGS em estágios iniciais, intermediários e finais. Os resultados revelaram que as principais áreas de interesse incluem Petroquímica, Pesquisa e Desenvolvimento e Energias Renováveis, enquanto as principais dificuldades são o nível de exigência das disciplinas e conflitos de horários. Para os estudantes do meio e final do curso, a pesquisa indicou que muitas expectativas não foram plenamente atendidas, levando a uma considerável proporção de alunos que cogitaram trocar de curso. Em suma, o trabalho identificou os pontos fortes e fracos do curso e como o novo PPC se relaciona com a realidade dos estudantes, destacando a necessidade de abordar as preocupações dos alunos para promover uma experiência de ensino mais satisfatóriapt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia químicapt_BR
dc.subjectEnsino de engenharia : Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titlePercepções dos alunos de engenharia química acerca do cursopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSpada, Jordana Corralopt_BR
dc.identifier.nrb001187348pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Químicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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