Percepções dos alunos de engenharia química acerca do curso
dc.contributor.advisor | Muniz, André Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Thomas Eberhardt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-25T03:27:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267675 | pt_BR |
dc.description.abstract | O curso de Engenharia Química da UFRGS, criado em 1896, obteve reconhecimento como curso superior em 1900. A criação do Departamento de Engenharia Química (DEQUI) em 1958 impulsionou o curso, tornando-o nacionalmente reconhecido devido ao crescimento industrial no estado. Apesar de sua história de sucesso, o curso enfrenta uma notável diminuição no interesse dos estudantes, refletida na queda da densidade no vestibular de 2013 para 2023. Para melhor preparar os estudantes para os desafios contemporâneos da Engenharia Química, foi desenvolvido um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), alinhado com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais e as expectativas do mercado de trabalho e dos estudantes. Nesse contexto, é essencial avaliar a satisfação dos estudantes e compreender suas percepções em relação ao curso, bem como identificar desafios e lacunas na formação, informação crucial para futuras alterações curriculares e do PPC. O objetivo deste trabalho é identificar as percepções dos estudantes a respeito do curso de Engenharia Química, identificando áreas de interesse, dificuldades, razões para a evasão e expectativas em diferentes etapas da graduação. Também visa avaliar se as habilidades e competências definidas no novo PPC estão sendo alcançadas, mesmo que tenham realizado o curso no formato anterior ao novo PPC. A pesquisa envolveu uma abordagem quantitativa e qualitativa com estudantes de Engenharia Química da UFRGS em estágios iniciais, intermediários e finais. Os resultados revelaram que as principais áreas de interesse incluem Petroquímica, Pesquisa e Desenvolvimento e Energias Renováveis, enquanto as principais dificuldades são o nível de exigência das disciplinas e conflitos de horários. Para os estudantes do meio e final do curso, a pesquisa indicou que muitas expectativas não foram plenamente atendidas, levando a uma considerável proporção de alunos que cogitaram trocar de curso. Em suma, o trabalho identificou os pontos fortes e fracos do curso e como o novo PPC se relaciona com a realidade dos estudantes, destacando a necessidade de abordar as preocupações dos alunos para promover uma experiência de ensino mais satisfatória | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia química | pt_BR |
dc.subject | Ensino de engenharia : Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.title | Percepções dos alunos de engenharia química acerca do curso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Spada, Jordana Corralo | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001187348 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Química | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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