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dc.contributor.advisorCortimiglia, Marcelo Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorLima Neto, Bolivar Baptista dept_BR
dc.date.accessioned2023-11-24T03:24:49Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267563pt_BR
dc.description.abstractO que é necessário para inovar? Inovar é puramente criar algo novo? São necessários recursos para inovar? Ou uma ideia já basta? Como se dá de fato a inovação? Buscando o que é necessário para inovar, este artigo se propõe a analisar o esforço necessário para uma micro ou pequena empresa desenvolver e implementar um sistema de gestão da inovação que auxilie desde a ideação da solução até se tornar algo útil ou rentável. O estudo mostrou que apesar de pequenos negócios possuírem características tais como: poucos níveis hierárquicos, liderança acessível, ambiente interno permissivo, que facilitam a inovação, outras características, como a falta de gestão de conhecimento (ativo intangível), dificuldade em acompanhar as tendências e uma confiança excessiva em processos informais acabam dificultando o processo inovativo. Espera-se que este trabalho contribua para a compreensão dos fatores que levam a construção de um ambiente, uma estrutura e uma cultura organizacional orientada para inovação em um cenário de pequenas empresas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.titleInovação em pequenas empresas: análise do potencial Inovativo de empresas gaúchaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186936pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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