“Mães, esposas, noivas, irmãs e filhas de mineiros do butiá” e/ou trabalhadoras? Relações de trabalho e gênero na sociedade mineira do RS na década de 1940
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O mundo do trabalho se estrutura através de explorações e opressões da classe trabalhadora e, principalmente, do trabalho reprodutivo de mulheres. Esse trabalho foi fundamental para a exploração de carvão no RS, uma vez que a mão de obra não remunerada possibilitou à empresa explorar os trabalhadores e trabalhadoras. Haja vista esse tema, o problema de pesquisa é como possibilitar o ensino de história sobre a generificação do trabalho no cotidiano das minas de carvão através da utilização de fo ...
O mundo do trabalho se estrutura através de explorações e opressões da classe trabalhadora e, principalmente, do trabalho reprodutivo de mulheres. Esse trabalho foi fundamental para a exploração de carvão no RS, uma vez que a mão de obra não remunerada possibilitou à empresa explorar os trabalhadores e trabalhadoras. Haja vista esse tema, o problema de pesquisa é como possibilitar o ensino de história sobre a generificação do trabalho no cotidiano das minas de carvão através da utilização de fontes em sala de aula? A fonte utilizada para a elaboração do material é a Carta das parentes femininas dos mineiros de Butiá ao Presidente da República, maio de 1946. A escolha por esse documento é devido à agência das mulheres que, apesar de ocuparem o ambiente privado, também estavam a par dos acontecimentos da comunidade mineira, tornando a si próprias protagonistas da história. A partir desse documento, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo pensar possibilidades de ensinar história sobre homens e mulheres no cotidiano das minas de carvão através do material didático “Analisando a correspondência: carta das mulheres da região carbonífera de São Jerônimo/RS ao presidente da República na década de 1940”. O resultado é a elaboração do material com intuito de colaborar para a formação social do estudante, através da construção coletiva do conhecimento, debatendo ainda os conceitos de cidadania, de trabalho e de gênero. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License