Análise de preferência de atributos de refrigerante sabor cola em diferentes embalagens
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Data
2022Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O consumo de refrigerante tem reduzido muito nos últimos anos, porém ainda representa uma fatia significativa do mercado de bebidas no Brasil e pode gerar consequências severas ao meio ambiente, principalmente pelo excessivo consumo de plástico de uso único de suas embalagens. Muitas empresas vêm criando iniciativas para reduzir o impacto, principalmente com ações voltadas à reciclagem e à reutilização das embalagens. Entretanto, se faz necessária também a mudança das escolhas de consumo para a ...
O consumo de refrigerante tem reduzido muito nos últimos anos, porém ainda representa uma fatia significativa do mercado de bebidas no Brasil e pode gerar consequências severas ao meio ambiente, principalmente pelo excessivo consumo de plástico de uso único de suas embalagens. Muitas empresas vêm criando iniciativas para reduzir o impacto, principalmente com ações voltadas à reciclagem e à reutilização das embalagens. Entretanto, se faz necessária também a mudança das escolhas de consumo para acompanhar tais tendências. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi entender os hábitos e preferências do consumidor em relação à compra de diferentes embalagens de refrigerante; descobrir se a sustentabilidade ambiental é um fator relevante na hora da escolha e analisar a aceitação dos atributos sensoriais da bebida quando acondicionada em três embalagens distinta: garrafa PET, garrafa PET retornável e garrafa de vidro. Com base na pesquisa quantitativa, pôde-se concluir que o sabor e o preço são os fatores que mais influenciam a compra de refrigerante e que as embalagens mais favoráveis para estes quesitos são o vidro e o PET, respectivamente. Em contrapartida, o resultado da análise sensorial demonstra que o uso de diferentes embalagens não altera a aceitação de nenhum dos atributos analisados – aparência, odor, sabor, presença de gás e aceitação global. A intenção de compra da garrafa PET retornável foi maior que o vidro e o PET, com 65% de respostas positivas. Segundo a pesquisa, a sustentabilidade ambiental é um fator com pouca influência de escolha das embalagens, sendo necessário mais ações para conscientização dos consumidores sobre o assunto e também mais estudos para identificar os impactos causados em toda a cadeia desses produtos. ...
Abstract
The consumption of soft drinks has reduced a lot in recent years, but the consumption of soft drinks still represents a significant share of the beverage market in Brazil. It can have severe consequences for the environment, mainly due to the excessive consumption of single-use plastic in its packaging. Many companies are creating initiatives to reduce the impact, mainly with actions aimed at recycling and reuse of packaging. However, it is also necessary to change consumption choices to follow ...
The consumption of soft drinks has reduced a lot in recent years, but the consumption of soft drinks still represents a significant share of the beverage market in Brazil. It can have severe consequences for the environment, mainly due to the excessive consumption of single-use plastic in its packaging. Many companies are creating initiatives to reduce the impact, mainly with actions aimed at recycling and reuse of packaging. However, it is also necessary to change consumption choices to follow such trends. Thus, the objective of this work was to understand the consumer's habits and preferences in relation to the purchase of different soft drink packages; find out if environmental sustainability is a relevant factor when choosing and analyze the acceptance of the drink's sensory attributes when packaged in three different packages: PET bottle, refillable PET bottle and glass bottle. Based on quantitative research, it was possible to conclude that taste and price are the factors that most influence the purchase of soft drinks and the most favorable packaging for these items are glass and PET, respectively. On the other hand, the result of the sensory analysis shows that the use of different packages does not change the acceptance of any of the analyzed attributes – appearance, odor, taste, presence of gas and global acceptance. The purchase intention of the refillable PET bottle was bigger than glass and PET, with 65% positive responses. According to the research, environmental sustainability is a factor with little influence on the choice of packaging, requiring more actions to raise consumer awareness on the subject and more studies to identify the impacts caused throughout the chain of these products. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Coleções
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TCC Engenharias (5892)
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