A experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficas
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta, com o uso do método autobiográfico e em diálogo com a Sociologia Escolar, parte de minha trajetória de vida até o presente momento, passando por épocas que considero fundamentais e que contribuíram para a minha formação como cidadão e me direcionaram a ser estudante de Ciências Sociais. Épocas das quais posso destacar os diferentes destinos para os quais fui direcionado, por diversos motivos e acontecimentos, diversas profissões e ocupações que tive, assim como períodos ...
Este trabalho apresenta, com o uso do método autobiográfico e em diálogo com a Sociologia Escolar, parte de minha trajetória de vida até o presente momento, passando por épocas que considero fundamentais e que contribuíram para a minha formação como cidadão e me direcionaram a ser estudante de Ciências Sociais. Épocas das quais posso destacar os diferentes destinos para os quais fui direcionado, por diversos motivos e acontecimentos, diversas profissões e ocupações que tive, assim como períodos sombrios e de grande aprendizado. Todas as diferentes situações impostas direcionaram-me para o que culminou na inspiração para escrever este trabalho, e também no objetivo desta pesquisa: analisar o meu estágio docente supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, que é o colégio no qual fiz meu ensino médio, 40 anos atrás, articulando esse episódio com a minha biografia. Através de tudo o que aconteceu na minha vida, eu discorro sobre os fatos que contribuíram para a formação do meu pensamento como cidadão, política e socialmente. Além disso, levando em conta o que vivi, o que aprendi em minha graduação e em meu estágio docente, debato sobre a relevância do ensino da Sociologia no Ensino Médio. This work presents, using the autobiographical method and in dialogue with School Sociology, part of my life trajectory up to the present moment, passing through times that I consider fundamental and that contributed to my formation as a citizen and directed me to be a student. of Social Sciences. Times from which I can highlight the different destinations to which I was directed, for different reasons and events, different professions and occupations that I had, as well as dark periods and of great learning. All the different imposed situations led me to what culminated in the inspiration to write this work, and also in the objective of this research: to analyze my supervised teaching internship in the Degree in Social Sciences at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), held at Colégio Estadual Júlio de Castilhos, which is the school where I did my high school, 40 years ago, articulating this episode with my biography. Through everything that happened in my life, I discuss the facts that contributed to the formation of my thinking as a citizen, politically and socially. In addition, taking into account what I experienced, what I learned in my graduation and in my teaching internship, I discuss the relevance of teaching Sociology in High School. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License