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dc.contributor.authorDaniel, Eulanda Maria Pedropt_BR
dc.contributor.authorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorLorandi, Alexandrapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-18T03:27:07Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.issn2446-9424pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267293pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa as metodologias de avaliação da qualidade do ensino superior em cinco países: Brasil, Portugal, Moçambique, Estados Unidos e o Reino Unido. Método: Empregamos uma abordagem exploratória, combinando pesquisas documental e bibliográfica para examinar e comparar objetos, objetivos, instrumentos, indicadores, critérios, políticas e diretrizes usados na avaliação da qualidade do ensino superior. Resultados: Os resultados destacam uma notável convergência global na condução das avaliações, demonstrando um esforço coletivo para assegurar a qualidade e promover a excelência acadêmica em escala internacional. Entretanto, surgem diferenças substanciais nos pormenores e na implementação das avaliações. Essas divergências refletem as nuances culturais e as necessidades específicas de cada sistema de ensino superior, enfatizando a importância de abordagens adaptativas para a avaliação da qualidade. Conclusão: As diferenças detalhadas e na implementação das avaliações refletem variações culturais e necessidades específicas de cada contexto educacional. Futuros estudos podem incluir análises mais detalhadas e a exploração de novos indicadores, como inteligência artificial, para elevar os padrões da qualidade do ensino superior internacionalmente.pt_BR
dc.description.abstractThis article examines methodologies for assessing the quality of higher education in five countries: Brazil, Portugal, Mozambique, the United States, and the United Kingdom. Method: We employed an exploratory approach, combining documentary and bibliographical research to examine and compare the objects, objectives, instruments, indicators, criteria, policies, and guidelines used in the assessment of higher education quality. Results: The results highlight a remarkable global convergence in the conduct of assessments, demonstrating a collective effort to ensure quality and promote academic excellence on an international scale. However, substantial differences emerge in the details and implementation of assessments. These divergences reflect cultural nuances and the specific needs of each higher education system, emphasizing the importance of adaptive approaches to quality assessment. Conclusion: The detailed differences in the implementation of assessments reflect cultural variations and the specific needs of each educational context. Future studies may include more detailed analyses and the exploration of new indicators, such as artificial intelligence, to further elevate international standards of higher education quality.en
dc.description.abstractEste artículo analiza las metodologías de evaluación de la calidad de la educación superior en cinco países: Brasil, Portugal, Mozambique, Estados Unidos y el Reino Unido. Método: Empleamos un enfoque exploratorio, combinando investigación documental y bibliográfica para examinar y comparar los objetos, objetivos, instrumentos, indicadores, criterios, políticas y directrices utilizados en la evaluación de la calidad de la educación superior. Resultados: Los resultados resaltan una notable convergencia global en la realización de las evaluaciones, demostrando un esfuerzo colectivo para garantizar la calidad y promover la excelencia académica a nivel internacional. Sin embargo, surgen diferencias sustanciales en los detalles y la implementación de las evaluaciones. Estas divergencias reflejan matices culturales y las necesidades específicas de cada sistema de educación superior, enfatizando la importancia de enfoques adaptativos para la evaluación de la calidad. Conclusión: Las diferencias detalladas en la implementación de las evaluaciones reflejan variaciones culturales y necesidades específicas de cada contexto educativo. Estudios futuros pueden incluir análisis más detallados y la exploración de nuevos indicadores, como la inteligencia artificial, para elevar aún más los estándares de calidad de la educación superior a nivel internacional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista internacional de educação superior. Campinas. Vol. 11 (2025), e025014, p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuality of higher educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectQuality evaluationen
dc.subjectEducational technologiesen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectGlobal higher educationen
dc.subjectInternational comparisonen
dc.subjectCalidad de la educación superiores
dc.subjectEvaluación de calidades
dc.subjectTecnologías educativases
dc.subjectEducación superior globales
dc.subjectComparación internacionales
dc.titleAnálise comparativa dos processos de avaliação da qualidade do Ensino Superiorpt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of higher education quality assessment processes en
dc.title.alternativeAnálisis comparativo de los procesos de evaluación de la calidad de la educación superior es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001186954pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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