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dc.contributor.authorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2023-11-17T03:22:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2531-0968pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267157pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa desafios e aspirações de ser formadores(as) de professor ou professora de História no Brasil. Os autores são docentes que orientam estágios em Ensino de História em curso de licenciatura em universidade pública, e extraem de suas experiências de trabalho ele-mentos para pensar a formação docente nesta área. Com base em perspectivas pós-estrutu-rais, interseccionais e críticas à colonialidade, apresentamos as principais políticas públicas, decretos e regulamentos que regem a formação docente no Brasil e revisamos a produção acadêmica, na forma de teses de doutorado nos últimos cinco anos. Em seguida, analisamos aspectos éticos e políticos dos percursos formativos, defendendo a importância de conside-rar os marcadores sociais da diferença na formação para o Ensino de História, em particular gênero, raça, classe, geração e sexualidade. Por fim, narramos experiências próprias das salas de aula de formação de professoras e professores de História, vivenciadas por nós. Nesse diálogo entre o prescrito e o vivido, consideramos a nossa prática como um constante desa-fiar-se, não para nos aprisionar em metas, velhas dicotomias, prazos. A proposta é trabalhar como quem sonha: deixar fluir os discursos, as diferentes histórias que adiam o fim do mundo e transitam em todos os lugares.pt_BR
dc.description.abstractThe paper analyzes the challenges and aspirations of becoming a professor of history educa-tion in Brazil. The authors are professors who supervise pre-service teaching in a public univer-sity, and they draw from their work’s experiences elements to reflect about teacher education in this area. Based on post-structuralists’ and anti-colonialists’ perspectives and in the inter-sectionality, we present the main public policies, decrees and regulations that govern teacher education in Brazil, and a review on doctoral thesis published in the last five years. We also an-alyze ethical and political aspects of the formative paths, and we defend the importance of the social differences in history teachers’ education, in particular gender, race, class, generation, and sexuality. Last, we narrate our experiences in educating history teachers. In this dialogue between the life and the law, we consider our practices as a constant challenge, but not to imprison us in goals, old dichotomies and deadlines. The proposal is to work as someone who dreams: to let flow the discourses, the different stories that postpone the end of the world and transit through all the places.en
dc.description.abstractEl artículo analiza los desafíos y las aspiraciones de convertirse en formadores/as de profeso-rado de Historia en Brasil. Los autores son profesores y profesoras que orientan el prácticum en Enseñanza de la Historia en una universidad pública, y extraen de sus experiencias de traba-jo elementos para pensar la formación de profesores en esta área. Con basis en perspectivas postestructuralistas, interseccionales y críticas a la colonialidad, presentamos las principales políticas públicas, decretos y reglamentos que orientan la formación del profesorado en Brasil y revisamos la producción académica, en forma de tesis de doctorado en los últimos cinco años. Además, analizamos los aspectos éticos y políticos de las trayectorias formativas y de-fendemos la importancia de considerar los marcadores sociales de la diferencia en la forma-ción para la enseñanza de la Historia, en particular el género, la raza, la clase, la generación y la sexualidad. Al final, narramos nuestras experiencias en las aulas de formación del profeso-rado en Historia. En este diálogo entre las prescripciones y la vida, consideramos nuestra práctica como un desafío constante, no para aprisionarnos en metas, viejas dicotomías, plazos. La propuesta es trabajar como quien sueña: dejar fluir los discursos, las diferentes historias que postergan el fin del mundo y transitan en todos los lugares.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREIDICS: Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. Espanha. Vol. 13 (2023), p. 84-106pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectPre-service teacher educationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectEstágio de docênciapt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la historiaes
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectPrácticumes
dc.subjectPolíticas públicases
dc.titleFormar-se professor de História no Brasil : desafiar o presente e sonhar o futuropt_BR
dc.title.alternativeBecoming a history teacher in Brazil : challenge the present and dream the futureen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001178196pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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