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dc.contributor.advisorSpritzer, Mirnapt_BR
dc.contributor.authorÁvila, Silvana Baggiopt_BR
dc.date.accessioned2010-11-10T04:20:55Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26711pt_BR
dc.description.abstractTendo como objeto de estudo a palavra no processo de criação do ator, esta dissertação reflete sobre a possibilidade de torná-la ação, a partir da mobilização dos elementos da ação física: atenção e imaginação, elementos fundamentais que se inter-relacionam para gerar a ação físico-vocal da palavra. A pesquisa estende-se à prática investigativa de novos procedimentos para a utilização da palavra no processo criativo do ator, evidenciando-a como elemento instigador tanto do imaginário do ator quanto do espectador. Para tanto, o trabalho prático foi realizado pela pesquisadora-atriz utilizando-se, em um primeiro momento, de exercícios com os cantos rituais aprendidos durante experiência no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e, em um segundo momento, sobre experimentações com os círculos de atenção apresentados por Constantin Stanislavski nos quais relacionou a palavra e a ação física. A autora cercou-se das obras teórico práticas de Grotowski e Stanislavski e dos referenciais teóricos de Bachelard, Damásio e Sara Lopes, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractHaving as objective the role of the word in the actor’s process of creation, this dissertation reflects on the possibility to turn this word into action, using as source the mobilization of the elements of physical action: Attention and imagination, fundamental elements that relate to each other to generate the physico-vocal action of the word. The research reaches the investigative practice of new procedures for the use of the word in the actor’s creative process, making it evident as a provocative element both the actor’s and the spectator’s imaginary. To achieve this goal, the practical work was carried out by the researcher-actress, taking hold, in a first moment, of exercises using the ritual chants, developed during experience in the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, and, on a second moment, of experimentations with the circles of attention presented by Constantin Stanislavski, in which she related the word and the physical action. The author surrounded herself by Grotowski’s e Stanislavski’s practical and theoretical works and by the theoretical references of Bachelard, Damásio e Sara Lopes, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectActoren
dc.subjectWorden
dc.subjectPalavra : Artept_BR
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subjectActionen
dc.subjectPhysicalen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectAttentionen
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectImaginationen
dc.titleA organicidade da palavra no processo criativo do atorpt_BR
dc.title.alternativeOrganicity of the word in the actor’s creative process en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000760315pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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