Relevância do ensino de Ciências sobre o sistema solar
dc.contributor.advisor | Corção, Gertrudes | pt_BR |
dc.contributor.author | Sá, Silvana de Souza e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T03:25:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267114 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho narra a experiência docente sobre atividade prática desenvolvida em sala de aula sobre o Sistema Solar. O objetivo principal deste trabalho foi aprimorar os conhecimentos didáticos pedagógico dos alunos através de uma intervenção pedagógica, e os objetivos específicos foram, aprender conceitos básicos sobre o Sistema Solar e sua importância para o desenvolvimento humano, demostrar a percepção dos alunos quanto à distribuição dos planetas, suas características, formato e ainda, trazer o debate sobre a existência de vidas humanas em outros planetas. Para a intervenção pedagógica, os educandos construíram uma maquete, com as orientações da Professora, assim como, tiveram a opção de trazer para a sala de aula, suas próprias maquetes, construídas, no modo híbrido, com o auxílio da Professora de forma remota e presencial, foi observado a participação dos educandos na montagem das maquetes, no debate feito em sala de aula a respeito da forma e das principais características dos planetas, foi feito uma abordagem junto aos educandos, estimulando o lúdico pedagógico na construção de maquetes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to narrate the teaching experience, on the theme developed in the classroom about the Solar System, to improve the pedagogical didactic knowledge of the students, through a pedagogical intervention, whose objective is, learn basic concepts about the Solar System and its importance for human development, to show the perception of students regarding the distribution of planets, their characteristics, format and also, to bring the debate about the existence of human lives on other planets. For the pedagogical intervention, the students built a model, with the guidance of the Teacher, as well as, they had the option of bringing to the classroom, their own models, built, in hybrid mode, with the help of the Teacher by the virtual platform. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Solar System | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Planets | en |
dc.subject | Sistema solar | pt_BR |
dc.subject | Maquete | en |
dc.subject | Astronomy | en |
dc.title | Relevância do ensino de Ciências sobre o sistema solar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rockembach, Caroline Tuchtenhagen | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166162 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)