Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAraújo, Samuel Nascimento dept_BR
dc.contributor.authorCoelho, Márcio Cardosopt_BR
dc.contributor.authorBorowski, Eduardo Batista Vonpt_BR
dc.contributor.authorRocha, Leandro Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorBossle, Fabianopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-11T03:25:31Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1517-6096pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267034pt_BR
dc.description.abstractA fim de compreender o processo de seleção de conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, a qual compartilha e legitima a monocultura esportiva do futsal, tendo o “rachão” como processo pedagógico e o treino a base para a formação de atletas. Realizamos uma etnografia no ano de 2015, com intenso processo analítico e reflexivo. A interpretação de que o “rachão” reforça o gosto dos estudantes e a manutenção de uma Educação Física que privilegia a formação de atletas, buscando o rendimento e eficiência, cuja intencionalidade é a formação de atletas, não se trata de desinvestimento, trata-se de ser reconhecido pelo status hegemônico, e neste contexto particular, professor bom é professor que ganha campeonato, mesmo que para isso tenha que negar outras possibilidades nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractIn order to understand the content selection process of three Physical Education teachers from a public school in the state ofRio Grande do Sul, which shares and legitimizes the sports monoculture of futsal, with the “rachão” as a pedagogical process and training as the basis for the formation of athletes. We carried out an ethnography in 2015, with an intense analytical and reflective process. The interpretation that the “rachão” reinforces the students' taste and the maintenance of a Physical Education that favors the training of athletes, seeking performance and efficiency, intentionality is the training of athletes, it is notabout divestment, it is about to be recognized by the hegemonic status, and in this particular context, a good teacher is a teacher who wins the championship, even if he has to deny other possibilities in school Physical Education.en
dc.description.abstractPara comprender el proceso de selección de contenidos de tres profesores de Educación Física de una escuela pública en el estado de Rio Grande do Sul, que comparte y legitima el monocultivo deportivo del futsal, con el rachão como proceso pedagógico y la formación como base para la formación Atletas. Realizamos una etnografía en 2015, con un intenso proceso analítico y reflexivo. La interpretación de que el “rachão” refuerza el gusto delos estudiantes y el mantenimiento de una Educación Física que favorece la formación de los deportistas, buscando el rendimiento y la eficiencia, la intencionalidad es la formación de los deportistas, no se trata de desinversión, se trata de ser reconocido por el estatus hegemónico, y en este contexto particular, un buen maestro es un maestro que gana el campeonato, aunque tenga que negar otras posibilidades en las clases de Educación Física.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Corpoconsciência. Cuiabá. V. 26, n. 03, (Set./dez. 2022) p. 55–69pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports monocultureen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectMonocultura deportivaes
dc.subjectEtnografíaes
dc.subjectEducación Física Escolares
dc.titleA aula de Educação Física como "fábrica de campeões" : notas etnográficas sobre o "rachão"pt_BR
dc.title.alternativeThe physical education class as “champion factory” : ethnographic notes about the “rachão”en
dc.title.alternativeLa aula de educación física como “fábrica de campeones” : notas etnográficas sobre el “rachón”es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173253pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples