Work from anywhere : um estudo exploratório acerca do modelo de gestão de pessoas adotado no contexto do teletrabalho
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A pandemia de COVID-19 trouxe para o ano de 2020 um isolamento social compulsório. A saída para muitas empresas foi adotar ao chamado teletrabalho, popularmente conhecido como Home Office. Se por um lado algumas empresas estavam ansiosas para o retorno aos escritórios, algumas decidiram que o novo normal passaria a ser o trabalho completamente remoto. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estudar porque uma organização decidiu manter suas atividades à distância e como ela estabelece seus ...
A pandemia de COVID-19 trouxe para o ano de 2020 um isolamento social compulsório. A saída para muitas empresas foi adotar ao chamado teletrabalho, popularmente conhecido como Home Office. Se por um lado algumas empresas estavam ansiosas para o retorno aos escritórios, algumas decidiram que o novo normal passaria a ser o trabalho completamente remoto. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estudar porque uma organização decidiu manter suas atividades à distância e como ela estabelece seus processos voltados a gestão de pessoas. Para isso utilizamos o método de pesquisa exploratório, e como técnica de análise a análise de conteúdo. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais parceiros estratégicos da construção do modelo de gestão de pessoas da organização: CEO, Head de Recursos Humanos e gestores buscando descrever práticas do dia a dia junto aos teletrabalhadores e descrever as etapas de avaliação e desempenho no modelo remoto. Através do material coletado podemos compreender que os fatores decisivos para a organização continuar em modelo de teletrabalho foram a percepção da melhora na produtividade e na qualidade de vida dos colaboradores. Dentro desse contexto, a dinâmica de trabalho está amplamente pautada na comunicação transparente. Para que isso aconteça de forma efetiva, é preciso um RH participativo e líderes próximos que percebam a realidade de suas equipes virtuais além da comunicação verbal. Por fim, analisando o processo de gestão de desempenho pode-se concluir que a empresa está focada em proporcionar atividades de treinamento e capacitação baseado na elaboração de um plano de desenvolvimento individual dos colaboradores. ...
Abstract
The COVID-19 pandemic brought compulsory social isolation to 2020. The way out for many companies was the so-called telework, popularly known as Home Office. If on the one hand some companies were anxious to return to the office, some decided that the new normal would become completely remote work. In this context, the objective of this work is to study why an organization decided to keep activities at a distance and how it establishes its processes aimed at people management. For this we used ...
The COVID-19 pandemic brought compulsory social isolation to 2020. The way out for many companies was the so-called telework, popularly known as Home Office. If on the one hand some companies were anxious to return to the office, some decided that the new normal would become completely remote work. In this context, the objective of this work is to study why an organization decided to keep activities at a distance and how it establishes its processes aimed at people management. For this we used the exploratory research method, and as an analysis technique the content analysis. For data collection, semi-structured interviews were carried out with the main strategic partners in the construction of the organization's people management model: CEO, Head of Human Resources, and managers, seeking to describe day-to-day practices with teleworkers and describe the evaluation and performance without remote model. Through the material collected, we can understand that the decisive factors for the organization to continue in the telework model were the perception of improvement in productivity and quality of life of employees. In this context, the work dynamics is largely based on transparent communication. For this to happen effectively, a participative and close HR team is needed that perceives the reality of their virtual teams beyond verbal communication. Finally, analyzing the performance management process, it can be concluded that the company is focused on providing training and qualification activities based on the development of an individual development plan for employees. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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