O avanço das fintechs através de um modelo de negócios digital com foco na inovação e sua relação com o público jovem
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo caracterizar a inovação e o modelo de negócios digital presentes nos serviços financeiros prestados por fintechs e analisar e relacionar estes com a valorização do público jovem por estas empresas e consequente utilização destes serviços. Para atingir os objetivos propostos foi feita uma caracterização inicial das fintechs a partir de estudos acadêmicos e dados disponíveis sobre o setor financeiro e das empresas de tecnologia financeira e, posteriormente, feita u ...
Este trabalho tem como objetivo caracterizar a inovação e o modelo de negócios digital presentes nos serviços financeiros prestados por fintechs e analisar e relacionar estes com a valorização do público jovem por estas empresas e consequente utilização destes serviços. Para atingir os objetivos propostos foi feita uma caracterização inicial das fintechs a partir de estudos acadêmicos e dados disponíveis sobre o setor financeiro e das empresas de tecnologia financeira e, posteriormente, feita uma análise e interpretação de dados coletados via formulário com jovens usuários de fintechs. A pesquisa realizada contou com respostas de 120 participantes compostos em maioria por jovens e usuários de fintechs e buscou analisar e relacionar os aspectos dos serviços prestados por estas empresas que fazem com que o público jovem se identifique estes serviços financeiros, concluindo que estes fazem parte do avanço destas empresas e são atraídos por recursos tecnológicos, menor burocracia e custos e uma melhor experiência ao recorrer as empresas de tecnologia financeira. ...
Abstract
This study seeks to characterize the innovation and digital business model present in the financial services provided by fintechs and analyze and relate them to the appreciation of the young public for these companies and the consequent use of these services. In order to achieve the proposed goals, initially it was made a characterization of fintechs based on academic studies e available data on the financial sector and its companies. Following that, an analysis and interpretation of collected ...
This study seeks to characterize the innovation and digital business model present in the financial services provided by fintechs and analyze and relate them to the appreciation of the young public for these companies and the consequent use of these services. In order to achieve the proposed goals, initially it was made a characterization of fintechs based on academic studies e available data on the financial sector and its companies. Following that, an analysis and interpretation of collected data by a form answered by young users of fintechs was made. The survey involved answers from 120 participants, which were mostly young people and user of fintechs services, and sought to analyze and relate the aspects of the services provided by these companies that make the young public identify with these financial services and use them. The study concluded that these users are part of the growth of those companies and are attracted by technological resources, less bureaucracy and costs, and a better experience when resorting to financial technology companies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License