Plano de negócios para implantação de uma empresa especializada em propriedade intelectual na cidade de Palmas/TO
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esse trabalho teve por objetivo a elaboração de um plano de negócios para implantação de uma empresa especializada em propriedade intelectual no município de Palmas/TO. O projeto buscou contemplar através de pesquisas de mercado com empresários da região, bem como entrevistas com executivos, a obtenção de dados estratégicos e elementos científicos relevantes para o conhecimento mercadológico do município e do segmento de propriedade intelectual em âmbito nacional. Na primeira etapa, o trabalho ...
Esse trabalho teve por objetivo a elaboração de um plano de negócios para implantação de uma empresa especializada em propriedade intelectual no município de Palmas/TO. O projeto buscou contemplar através de pesquisas de mercado com empresários da região, bem como entrevistas com executivos, a obtenção de dados estratégicos e elementos científicos relevantes para o conhecimento mercadológico do município e do segmento de propriedade intelectual em âmbito nacional. Na primeira etapa, o trabalho buscou fundamentarse em elementos teóricos referentes ao empreendedorismo, estrutura de plano de negócios e conceitos pertinentes da matéria de propriedade intelectual a fim de garantir embasamento técnico de mercado. Posteriormente buscou-se mapear de forma experimental e prática a potencialidade do mercado local frente a oferta e demanda para esse nicho de serviços no intuito de analisar a possível viabilidade e proposição de uma nova empresa na cidade. Após levantamento de dados e análise sistêmica, foram aplicados conceitos estruturais para desenvolvimento de um plano de negócios, analisando sob a ótica da propriedade intelectual todas as características mercadológicas, vantagens competitivas e objetivos estratégicos para definição de planos de ação para marketing, operações, financeiro e estratégico para a empresa. Por fim, concluiu-se que a aplicabilidade do que foi proposto se mostrou viável a partir das oportunidades que se mostraram inexploradas no mercado regional até o momento, tais como baixa concorrência, pioneirismo, conhecimento de mercado, fidelização de clientes e, principalmente, fortalecimento de marca atrelado a possível notoriedade e construção de referência no mercado local. ...
Abstract
The aim of this work was to develop a business plan for the establishment of an intellectual property specialized company in the city of Palmas, Tocantins. The project sought to encompass strategic data and relevant scientific elements for market knowledge in both the municipality and the intellectual property segment on a national level through market research with local entrepreneurs and interviews with executives. In the first stage, the work sought to be based on theoretical elements relate ...
The aim of this work was to develop a business plan for the establishment of an intellectual property specialized company in the city of Palmas, Tocantins. The project sought to encompass strategic data and relevant scientific elements for market knowledge in both the municipality and the intellectual property segment on a national level through market research with local entrepreneurs and interviews with executives. In the first stage, the work sought to be based on theoretical elements related to entrepreneurship, business plan structure, and pertinent concepts of intellectual property to ensure technical market support. Subsequently, the potential of the local market was experimentally and practically mapped with regards to the supply and demand for this niche of services, in order to analyze the possible viability and proposition of a new company in the city. After data collection and systemic analysis, structural concepts were applied to the development of a business plan, analyzing from the perspective of intellectual property all market characteristics, competitive advantages, and strategic objectives for the definition of action plans for marketing, operations, finance, and strategy for the company. Finally, it was concluded that the applicability of what was proposed was feasible based on the opportunities that were found unexplored in the regional market until now, such as low competition, pioneering, market knowledge, customer loyalty, and, mainly, brand strengthening associated with possible notoriety and reference building in the local market. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License