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dc.contributor.advisorPerondi, Eduardo Andrépt_BR
dc.contributor.authorPandolfo, Carolina de Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-28T03:32:26Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266353pt_BR
dc.description.abstractCom o aumento da complexidade dos equipamentos industriais, a otimização da manutenção tem se tornado uma prática cada vez mais recorrente, já que uma pequena redução operacional pode resultar em ganhos expressivos de recursos como tempo e dinheiro. Neste contexto, o presente trabalho faz o estudo de um caso ocorrido em uma empresa com plantas em São Caetano do Sul-SP e em Gravataí-RS. Na unidade de São Caetano do Sul, foi prevista uma falha nas esteiras transportadoras da estufa da pintura por meio do acompanhamento dos sinais de intensidade de corrente elétrica. Tal sistema acionou um aviso aos operadores da manutenção que puderam intervir no sistema, identificando a falha antes dela de fato ocorrer, e corrigindo-a em um dia não produtivo. Na unidade de Gravataí, este sistema ainda não se faz presente, sendo o objetivo do trabalho analisar a viabilidade de implementação dessa tecnologia na referida unidade. A partir da análise dos custos envolvidos na troca dos equipamentos, chegou-se ao payback de 6 a 10 anos dependendo do cenário avaliado. Apesar de aparentar um longo período de tempo, a implementação desta nova tecnologia é compensada pelas vantagens, como melhores condições de segurança aos operadores e menor tempo de parada do processo.pt_BR
dc.description.abstractWith the increasing complexity of industrial equipment, maintenance optimization has become a recurring practice, as even a small operational reduction can result in significant gains in resources such as time and money. In this context, this study examines a case that occurred in a company with plants in São Caetano do Sul-SP and Gravataí-RS. In the São Caetano do Sul unit, a failure in the painting oven's conveyor belts was predicted through monitoring of electrical current intensity signals. This system alerted maintenance operators, who were able to intervene in the system, identifying the failure before it occurred and correcting it on a non-productive day. This system is not yet present in the Gravataí unit, and the objective of the study is to analyze the feasibility of implementing this technology in that unit. Based on the analysis of the costs involved in equipment replacement, a payback period of 6 to 10 years was determined, depending on the evaluated scenario. Despite appearing to be a long period of time, the implementation of this new technology is offset by advantages such as improved safety conditions for operators and reduced process downtime.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFeasibility analysisen
dc.subjectManutenção preditivapt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectAutomotive industryen
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.subjectPredictive maintenanceen
dc.titleAnálise de viabilidade para a implementação de metodologia de manutenção preditiva na indústria automotivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186362pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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