O Planetário da UFRGS como ferramenta de extensão : um relato de experiência
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia trata de relatar a experiência de um estudante do curso de bacharelado em física, com ênfase em astrofísica, dentro de um projeto de extensão, realizado no Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como principal atribuição a criação de materiais audiovisuais apresentáveis ao público. Por se tratar de um período temporal relativamente longo —iniciado em maio de 2022 até o atual momento, em setembro de 2023 —a vivência é relatada de forma ampla, trazendo ao t ...
Esta monografia trata de relatar a experiência de um estudante do curso de bacharelado em física, com ênfase em astrofísica, dentro de um projeto de extensão, realizado no Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como principal atribuição a criação de materiais audiovisuais apresentáveis ao público. Por se tratar de um período temporal relativamente longo —iniciado em maio de 2022 até o atual momento, em setembro de 2023 —a vivência é relatada de forma ampla, trazendo ao texto apenas os aspectos considerados mais relevantes de cada tópico. A motivação deste estudo é originada na importância do crescente debate a respeito da integralização curricular da extensão universitária e de suas consequências. Para ser capaz de discutir isso, o trabalho apresenta —baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental —os elementos fundamentais desta experiência extensionista: O Planetário da UFRGS e seu projetor de estrelas, Spacemaster. Sabendo da ciência do leitor acerca destas duas ferramentas, o texto procura detalhar dois novos roteiros, elaborados pelo autor e seus colegas, bem como trazer uma discussão acerca dos objetivos dos novos programas e de seus impactos nos alunos universitários e na sociedade. Fundamentado no êxito da equipe em dar continuidade às apresentações ao público de forma criativa e segura, durante o período subsequente à pandemia de COVID-19, este estudo aponta para um cumprimento total das metas da experiência, baseadas na atualização da programação audiovisual do Planetário e na preservação dos constituintes de sua cúpula. ...
Abstract
This undergraduate thesis aims to report the experience of a student in the bachelor of physics program, with a focus on astrophysics, within an extension project carried out at the Planetarium of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The main responsibility was the creation of audiovisual materials for presentation to the public. Due to the relatively long time period —initiated in may 2022 up to the current moment in September 2023 —the experience is broadly recounted, bringing into ...
This undergraduate thesis aims to report the experience of a student in the bachelor of physics program, with a focus on astrophysics, within an extension project carried out at the Planetarium of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The main responsibility was the creation of audiovisual materials for presentation to the public. Due to the relatively long time period —initiated in may 2022 up to the current moment in September 2023 —the experience is broadly recounted, bringing into the text only the aspects considered most relevant for each topic. The motivation for this study stems from the increasing debate regarding the integration of extension activities into the university curriculum and its consequences. In order to discuss this, the work presents —based on bibliographical and documentary research —the fundamental elements of this extension experience: The UFRGS Planetarium and its star projector, Spacemaster. Recognizing the reader’s familiarity with these two tools, the text seeks to detail two new scripts developed by the author and colleagues, as well as to discuss the objectives of the new programs and their impact on university students and society. Building on the team’s success in continuing presentations to the public in a creative and safe manner in the post-COVID-19 period, this study points toward the fulfillment of the experience’s goals, which are based on updating the audiovisual programming of the Planetarium and preserving the components of its dome. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Astrofísica: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Física (469)
Este item está licenciado na Creative Commons License