Docência compartilhada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : uma análise das produções acadêmicas
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A partir de experiências pessoais como professora, surge a urgência de entender os processos de pesquisa na área da Docência Compartilhada (DC). Entende-se DC como uma proposta de ensino na qual dois profissionais da área da educação atuam em sala de aula, como professores e professoras regentes, conduzindo desde o planejamento até a prática das atividades dentro do contexto escolar. Através da presente pesquisa, busco entender o que concluem as atuais produções acadêmicas sobre DC, como ela es ...
A partir de experiências pessoais como professora, surge a urgência de entender os processos de pesquisa na área da Docência Compartilhada (DC). Entende-se DC como uma proposta de ensino na qual dois profissionais da área da educação atuam em sala de aula, como professores e professoras regentes, conduzindo desde o planejamento até a prática das atividades dentro do contexto escolar. Através da presente pesquisa, busco entender o que concluem as atuais produções acadêmicas sobre DC, como ela está se fazendo presente atualmente no campo científico, e as características desses estudos dentro da plataforma Lume (Repositório Digital de trabalhos e documentos produzidos na Universidade). A pesquisa se deu em duas fases: a primeira levantou todos os trabalhos que continham o termo “Docência Compartilhada” no corpo do texto, totalizando 387 trabalhos; e a segunda analisou o conteúdo e as metodologias dos 27 trabalhos (21 TCCs, três teses e três dissertações) que têm a DC como tema principal. A partir disso, foi possível identificar uma tendência entre os resultados das pesquisas em DC na plataforma, entre os quais uma parte significativa investiga a DC como um dos meios de inclusão de alunos com necessidades especiais em sala de aula enquanto a outra parte das pesquisas enxerga a DC como um recurso para formação de professores em nível de graduação. ...
Abstract
The urgency of understanding the process of research on co-teaching comes from personal experiences as a teacher. Throughout this paper, I aim to understand what are the conclusions in the academic field on co-teaching and the characteristics of these studies in the Lume platform. This research happened in two parts: the first one gathered all researches which had the term co-teaching in the body of the text, totalizing 387 texts. The second part analized the methodology and content of 27 works ...
The urgency of understanding the process of research on co-teaching comes from personal experiences as a teacher. Throughout this paper, I aim to understand what are the conclusions in the academic field on co-teaching and the characteristics of these studies in the Lume platform. This research happened in two parts: the first one gathered all researches which had the term co-teaching in the body of the text, totalizing 387 texts. The second part analized the methodology and content of 27 works (21 works completion of graduation, three thesis and three dissertations) which had co-teaching as the main theme. It was possible to identify a tendency among the results in the Lume platform, on one hand a significant part investigates co-teaching as a methodology for including students with special needs in the regular classroom. On the other hand, other researchers investigate co-teaching as a resource for better preparing undergraduate teachers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License