Da arquitetura para a pintura : imagem, matéria e memória
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Niura Aparecida Legramante | pt_BR |
dc.contributor.author | Marton, Daniela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-21T03:43:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/266182 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, Da arquitetura para a pintura: imagem, matéria e memória, analiso o meu processo como artista visual. A pesquisa plástica tem como ponto de partida a utilização de ornamentos arquitetônicos como documentos de trabalho para meus processos pictóricos. Procuro discutir o que ocorre quando confronto a condição gráfica e de uma única cor de ornamento, com uma pintura de densidade matérica e de colorido exacerbado. Examino o ornamento não como mero elemento de decoração, mas sim como elemento definidor da arquitetura como arte e criador do meu lastro da memória individual e afetiva sobre o espaço. Incorporo procedimentos de recursos como os registros fotográficos, o Autocad como simplificador das imagens e o estêncil, como elemento de transposição de imagens originárias. Trato de questões sobre documentos de trabalho, arquivo, memória, pintura matérica, ornamento e arquitetura, amparadas, dentre outros, por autores(as) como, Adolf Loos, Ana Matria Guasch, Flávio Gonçalves, Florence Mèredieu, Marco Giannotti, Marco Marilice Corona, Ricardo Fabbrini; entre os referenciais artísticos, trago Beatriz Milhazes, Jorge Guinle, Monica Nador e Philip Taaffe. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the dissertation From architecture to painting: image, matter and memory, I analyze my process as a visual artist. The plastic research has as its starting point the use of architectural ornaments as working documents for my pictorial processes. I try to discuss what happens when I confront the graphic condition and a single color of ornament, with a painting of material density and exacerbated color. I examine ornament not as a mere element of decoration, but rather as a defining element of architecture as art and creator of my ballast of individual and affective memory about space. I incorporate resource procedures such as photographic records, Autocad as a simplifier of images and stencil as an element of transposition of original images. I deal with questions about working documents, archive, memory, material painting, ornament and architecture, supported, among others, by authors such as Adolf Loos, Ana Matria Guasch, Flávio Gonçalves, Florence Mèredieu, Marco Giannotti, Marco Marilice Corona, Ricardo Fabbrini, Among the artistic references, I bring as Beatriz Milhazes, Jorge Guinle, Monica Nador and Philip Taaffe. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ornamentos | pt_BR |
dc.subject | Ornaments of architecture | en |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Archive | en |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Arquivo | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Matter | en |
dc.subject | Contemporary painting | en |
dc.subject | Matéria | pt_BR |
dc.subject | Pintura contemporânea | pt_BR |
dc.title | Da arquitetura para a pintura : imagem, matéria e memória | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001186411 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Visual Arts (473)