Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanatta, Cláudia Vicaript_BR
dc.contributor.authorCabral, Aldo Simaspt_BR
dc.date.accessioned2023-10-21T03:41:57Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266146pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da dissertação é apresentar os processos práticos e criativos que envolvem a obra de Aldo Cabral. Em especial, refazer o seu reconhecimento de marcas de pertencimento e resistência ancestral do indígena brasileiro inscrita no grafismo corporal, na tattoo. Trata-se de uma demonstração estética visual e da interferência pessoal do artista nesta prática ancestral. Aqui em relação a sua inscrição corporal e a construção de uma identidade cultural. A referência basilar está na teoria desenvolvida por Lux Vidal. Nessa pesquisa, os grafismos indígenas amazônicos são apropriados pelo artista tatuador Aldo Simas Cabral que são observados em suas inscrições no corpo dos indivíduos dentro de uma modalidade especifica a linguagem da Body Art acentuando sua marca estética reinventada por meio de uma poética visual particular, mas com bases em uma vivência cultural específica aos povos originários posteriormente redefinidos ou apropriados em uma composição fotográfica poética. O método é composto por uma interpretação que caminha pelo campo do signo e da linguagem, resvalando em uma apreensão antropológica. Serão utilizados painéis temáticos, as grafias confeccionadas nas peles que será combinado com os processos anteriores ao estudo proposto. Portanto, a tatuagem em si que será traduzida em painéis visuais fotográficos. Essa última etapa corresponde diretamente ao seu capítulo final organizado na forma de um ensaio fotográfico implicado em um ato poético em sua composição. A antropologia está implicada como parte de uma abordagem antropológica com preocupações visuais a fim de conectar com aspectos simbólicos contidos no grafismo em seus diferentes usos.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of the dissertation is to present the practical and creative processes that involve the work of Aldo Cabral. In particular, redo its recognition of marks of belonging and ancestral resistance of the Brazilian indigenous inscribed in the body graphics, in the tattoo. It is a visual aesthetic demonstration and the artist's personal interference in this ancestral practice. Here in relation to its bodily inscription and the construction of a cultural identity. The basic reference is in the theory developed by Lux Vidal. In this research, the indigenous Amazonian graphics are appropriated by the tattoo artist Aldo Simas Cabral, which are observed in his inscriptions on the body of individuals within a specific modality, the language of Body Art, accentuating its aesthetic mark reinvented through a particular visual poetics, but with based on a specific cultural experience to the native peoples later redefined or appropriated in a poetic photographic composition. The method is composed of an interpretation that walks through the field of sign and language, slipping into an anthropological apprehension. Thematic panels will be used, the spellings made on the skins that will be combined with the processes prior to the proposed study. Therefore, the tattoo itself that will be translated into photographic visual panels. This last stage corresponds directly to its final chapter organized in the form of a photo essay implied in a poetic act in its composition. Anthropology is involved as part of an anthropological approach with visual concerns in order to connect with symbolic aspects contained in graphics in its different uses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural identityen
dc.subjectTatuagempt_BR
dc.subjectVisual anthropologyen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectGrafismopt_BR
dc.subjectAncestryen
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.titleA tatuagem como marca corporal de resistência indígena : uma aproximação poética na cidade de Parintinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186416pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples