Educação ambiental para a fomação consciente e transformadora no ensino fundamental em Porto Alegre (RS) : estudo de caso sobre reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos no ambiente escolar
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A Educação Ambiental é prevista pela legislação brasileira e sua implementação no âmbito escolar já foi implantada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (RS) em gestões anteriores e em alguns munícipios. A Educação Ambiental é urgente para a sensibilização e conscientização dos alunos a tornarem-se cidadãos ativos e transformadores na mudança de atitude necessária diante da crise civilizatória e ambiental. Neste trabalho realizamos atividades envolvendo aprendizagem, de ...
A Educação Ambiental é prevista pela legislação brasileira e sua implementação no âmbito escolar já foi implantada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (RS) em gestões anteriores e em alguns munícipios. A Educação Ambiental é urgente para a sensibilização e conscientização dos alunos a tornarem-se cidadãos ativos e transformadores na mudança de atitude necessária diante da crise civilizatória e ambiental. Neste trabalho realizamos atividades envolvendo aprendizagem, debates, raciocínio crítico, pesquisa, criatividade, protagonismo e o lúdico, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (idade de 14-15 anos) da Escola Estadual Paula Soares, em Porto Alegre, RS, com ênfase na problemática do descarte incorreto dos resíduos sólidos e as soluções existentes, como a separação, reutilização e reciclagem. As atividades desenvolvidas com os alunos foram: uma aula com apresentação do projeto, aplicação de questionário inicial avaliando a percepção e o entendimento dos alunos sobre o tema e debate inicial; uma aula expositiva/interativa com apresentação de slides no telão com perguntas e debates sobre o que estava sendo apresentado; duas aulas com oficinas para a elaboração de objetos, artefatos, cartazes de conscientização, brinquedos, jogos e artesanatos utilizando resíduos sólidos trazidos de casa; duas aulas interativas com perguntas, debates e cópia no caderno de informações e mapas mentais que foram escritos no quadro; tarefa de casa envolvendo pesquisa e, na última aula, um questionário final para verificar a apropriação dos alunos sobre o tema. No penúltimo encontro foi realizada na escola uma exposição dos trabalhos e cartazes elaborados pelos alunos. No último encontro os alunos instalaram as lixeiras de separação doadas para a escola. Foi observado que, ao início do projeto, raros alunos sabiam algo da temática trabalhada e, ao final, todos se apropriaram e se conscientizaram, em diferentes níveis, da importância da separação e do correto descarte dos resíduos como uma necessidade para conviverem num meio ambiente saudável e sustentável. ...
Abstract
Environmental Education is provided for by brasilian legislation and its implementation at school level has already been suggested by the State Department of the Environment in previous administrations. Environmental Education is urgent to raise awareness among students to become active and transformative citizens in the necessary change of attitude in the face of the health and environmental crisis. In this work, we intend to carry out a series of activities involving learning, debates, critic ...
Environmental Education is provided for by brasilian legislation and its implementation at school level has already been suggested by the State Department of the Environment in previous administrations. Environmental Education is urgent to raise awareness among students to become active and transformative citizens in the necessary change of attitude in the face of the health and environmental crisis. In this work, we intend to carry out a series of activities involving learning, debates, critical reasoning, research, creativity and play, with students in the 9th year of elementary school (age group 14-15 years old) at Escola Estadual Paula Soares in Porto Alegre, Rio Grande do Sul state, Brazil. Focusing on the problem of improper disposal of solid waste and solutions based on the separation, reuse and recycling. The activities developed with the students were: a class with an initial questionnaire assessing student’s perception and prior knowledge, followed by a debate on the topic; a class with an expository/interactive slides presentation with questions and debates about what was being presented; two classes with workshops for the creation of materials, posters, toys, games and crafts using solid waste brought from their home; two interactive classes with questions, debates and copying in the nothebook information and mind maps that were written on the board, in which a research homeworking assignment was given (in the first) and, in the second and last class, a final questionnaire for check student’s understanding of the topic. Also, an exhibition of works and posters created by students was held at the school. It was observed, that at the beginning of the project, few students knew anything about the topic being worked on and, at the end, everyone took ownership and became aware, at different levels, of the importance of separation and correct disposal of waste as a necessity to live in an environment healthy and sustainable. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Geografia (476)
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