A conquista da Casa do Estudante Indígena da UFRGS e a permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Licenciatura busca analisar o processo de consolidação da Casa do Estudante Indígena (CEI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a relação desta com a construção de condições materiais, sociais e simbólicas para o ingresso e permanência das estudantes indígenas na universidade. Por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes indígenas moradoras da CEI e fontes secundárias, procura-se situar a Casa do Estudante Indígena no contexto ma ...
O presente Trabalho de Conclusão de Licenciatura busca analisar o processo de consolidação da Casa do Estudante Indígena (CEI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a relação desta com a construção de condições materiais, sociais e simbólicas para o ingresso e permanência das estudantes indígenas na universidade. Por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes indígenas moradoras da CEI e fontes secundárias, procura-se situar a Casa do Estudante Indígena no contexto mais amplo de implementação de políticas de ações afirmativas para o ingresso de estudantes indígenas na UFRGS, assim como investigar os efeitos da construção de uma moradia estudantil exclusiva para as estudantes indígenas nas condições de permanência destas na universidade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License