Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFinatto, Maria José Bocornypt_BR
dc.contributor.authorFelten, Eduardo Felipept_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T03:39:32Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266020pt_BR
dc.description.abstractEsta tese, desenvolvida na linha de pesquisa Estudos do Léxico e Tradução do PPG LETRAS-UFRGS, apresenta um modelo ou padrão de Definição Terminológica (DT) aplicável à Língua Brasileira de Sinais (Libras), no qual se emprega Linguagem Simples. Para propor e aplicar o modelo de Definição Terminológica Sinalizada (DTS), desenhamos um protótipo de glossário semibílingue didático-pedagógico Português Libras de Ciências Humanas para o domínio da História. A metodologia seguida foi a da pesquisa qualitativa e descritiva, com coleta de dados, com os seguintes procedimentos: a) seleção dos termos e sinais-termo das provas e vídeoprovas do Enem aplicadas em 2017, 2018 e 2019; b) sistematização das terminologias selecionadas em árvores de domínio em português e em Libras; c) preparação de material para uma abordagem didática sobre os termos e conceitos selecionados com o público-alvo; d) abordagem didática junto a alunos Surdos do Ensino Médio; e) aplicação de um questionário sobre a percepção dos sinais-termo abordados em contexto de aula, pelos alunos; f) análise e curadoria das definições produzidas pelos alunos Surdos para os conceitos e terminologias trabalhados; g) elaboração e descrição das DTS propostas; e h) aplicação das DTS obtidas e analisadas em verbetes do glossário em formato protótipo. Os modelos de DTS concebidos concretizam uma proposta teórica-metodológica para se definir sinais-termo no domínio das Ciências Humanas, em Libras, respeitando-se um repertório vocabular dos próprios destinatários do trabalho dicionarístico. Comprova-se que o modelo de DTS gerado pode fornecer suporte para a elaboração de materiais adequados para recursos visuais em Libras, voltados para atividades educacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis, developed in the research line Studies of Lexicon and Translation at PPG LETRAS-UFRGS, presents a model or pattern of Terminological Definition (DT) applicable to the Brazilian Sign Language (Libras), with simple language. To apply the Signed Terminology Definition (DTS) model, we designed a prototype semi-bilingual didactic-pedagogical Portuguese-Libras of Human Science glossary for the field of History. The methodology followed was qualitative and descriptive research, with data collection, based on the following procedures: a) selection of terms and term signs of the Enem tests and video tests applied in 2017, 2018, and 2019; b) systematization of selected terminologies in domain trees in Portuguese and in Libras; c) material preparation for a didactic approach on the terms and concepts selected with the target audience; d) didactic approach with the Deaf students collaborating in High School; e) application of a questionnaire on the perception of the term signs addressed in the classroom context, by the students; f) analysis and curatorship of the definitions produced by Deaf students for the concepts worked on; g) elaboration and description of the proposed DTS; and h) application of the DTS obtained and analyzed in terms of the proposed glossary. The designed DTS models are a theoretical-methodological proposal of how to define term signs inherent to the domain of Humanities, in Libras, respecting a vocabulary repertoire of the recipients of the terminographic work. It is proven that the generated DTS model can provide support for the elaboration of terminographic materials suitable for visual resources in Libras of educational activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrazilian signs language terminologyen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectBrazilian signs language terminographyen
dc.subjectTerminologiapt_BR
dc.subjectTerminografiapt_BR
dc.subjectTerminology definition in Brazilian signs languageen
dc.subjectTerminologies of historyen
dc.subjectDidactic-pedagogical terminographyen
dc.titleDefinição terminológica no domínio das ciências humanas em Língua Brasileira de Sinais : fundamentos teórico-metodológicospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001186128pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples