Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo compreender, identificar e analisar aspectos da representatividade de bailarinas negras brasileiras atuantes em companhias profissionais de dança no Brasil e no exterior. Para delinear metodologicamente este estudo, de cunho qualitativo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas narrativas (Jovchelovitch; Bauer, 2002) e sua posterior análise sob o ponto da interseccionalidade. Como critérios estabelecidos, fizeram parte do estudo bailarinas negras, b ...
Esta pesquisa tem por objetivo compreender, identificar e analisar aspectos da representatividade de bailarinas negras brasileiras atuantes em companhias profissionais de dança no Brasil e no exterior. Para delinear metodologicamente este estudo, de cunho qualitativo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas narrativas (Jovchelovitch; Bauer, 2002) e sua posterior análise sob o ponto da interseccionalidade. Como critérios estabelecidos, fizeram parte do estudo bailarinas negras, brasileiras, atuantes nos elencos de companhias de dança profissionais. Trata-se de companhias que pertencem ao campo da dança no âmbito da grande ou média produção, que possuem visibilidade no Brasil e no exterior. Buscando uma melhor compreensão do contexto étnico-racial nas artes e na dança profissional, utilizou-se material de apoio coletado da internet, como entrevistas, biografias, vídeos e reportagens sobre artistas mulheres em escala internacional, artistas de pioneirismo para a inserção de mulheres negras na dança, bem como histórias de bailarinas contemporâneas que utilizam a dança como forma de ativismo e incentivo para a ocupação de espaços profissionais. A partir das coletas, transcrição, organização e análise de dados, traçou-se um olhar e reflexão teórica através da perspectiva interseccional (Crenshaw, 1991; Carneiro, 2003a; 2003b; Gonzalez, 2020), dialogando com autoras que abordam feminismo negro (Ribeiro, 2019; Davis, 2017; hooks, 2019a; 2019b; Collins, 2000), feminismo nas artes (Hollanda, 2018), lugar de fala (Ribeiro, 2019), empoderamento (Berth, 2019), racismo estrutural (Almeida, 2019) e estereótipo do corpo negro que dança (De Paula; De Paula, 2015), que auxiliaram a compreender as possibilidades e dificuldades de inserção de mulheres negras na dança profissional, bem como os discursos sobre visibilidades de bailarinas negras em elencos de grande projeção nacional e internacional. ...
Abstract
This research aims to understand, identify, and analyze aspects of the representation of Black Brazilian dancers working in professional dance companies in Brazil and abroad. To methodologically outline this qualitative study, data collection was carried out through narrative interviews (Jovchelovitch; Bauer, 2002) followed by analyses of the narratives from an intersectional perspective. As established criteria, the study included Black Brazilian dancers actively participating in the casts of ...
This research aims to understand, identify, and analyze aspects of the representation of Black Brazilian dancers working in professional dance companies in Brazil and abroad. To methodologically outline this qualitative study, data collection was carried out through narrative interviews (Jovchelovitch; Bauer, 2002) followed by analyses of the narratives from an intersectional perspective. As established criteria, the study included Black Brazilian dancers actively participating in the casts of professional dance companies. These companies belong to the dance field in the realm of large or medium productions and hold visibility both in Brazil and internationally. To gain a better understanding of the ethnic-racial context within arts and professional dance, supportive material was collected from the internet, such as interviews, biographies, videos, and articles about female artists on an international scale, pioneering artists for the inclusion of Black women in dance, as well as stories of contemporary dancers who use dance as a form of activism and encouragement for occupying professional spaces. From the data collection, transcription, organization, and analysis, a theoretical perspective and reflection were developed through the lens of intersectionality (Crenshaw, 1991; Carneiro, 2003a; 2003b; Gonzalez, 2020), engaging with authors who address Black feminism (Ribeiro, 2019; Davis, 2017; hooks, 2019a; 2019b; Collins, 2000), feminism in the arts (Hollanda, 2018), standpoint theory (Ribeiro, 2019), empowerment (Berth, 2019), structural racism (Almeida, 2019), and the stereotype of the Black dancing body (De Paula; De Paula, 2015). These sources aided in understanding the challenges and opportunities for the inclusion of Black women in professional dance, as well as the discourses surrounding the visibility of Black dancers in casts with significant national and international projection. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Cênicas (219)
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