Teorias de crianças de 5 a 6 anos sobre anatomofisiologia humana : percursos de uma professora de educação física em diálogo com uma professora de educação infantil
Fecha
2023Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A evolução da ciência trouxe mudanças para a humanidade e desafios para a educação que busca acompanhar e garantir que as ciências sejam abordadas com qualidade durante a vida escolar. Sendo que a Educação Infantil é o primeiro ambiente educacional das crianças, no qual seu corpo é instrumento de e para descobertas do mundo, trazemos a perspectiva do profissional de Educação Física sob essas temáticas, pois desempenha um papel fundamental contribuindo para que a criança possa compreender a estr ...
A evolução da ciência trouxe mudanças para a humanidade e desafios para a educação que busca acompanhar e garantir que as ciências sejam abordadas com qualidade durante a vida escolar. Sendo que a Educação Infantil é o primeiro ambiente educacional das crianças, no qual seu corpo é instrumento de e para descobertas do mundo, trazemos a perspectiva do profissional de Educação Física sob essas temáticas, pois desempenha um papel fundamental contribuindo para que a criança possa compreender a estrutura corporal e ter a oportunidade de se desenvolver através de experiências motoras ao longo da vida. Com o objetivo de descrever e analisar as explicações de crianças com idade entre 5 e 6 anos sobre Anatomofisiologia humana a partir de contextos qualificados, identificando como o profissional de Educação Física pode contribuir para isso, organizamos contextos investigativos sobre os assuntos, realizamos sessões de entrevistas com e sem desenhos e sessões com brincadeiras motoras. A base de dados foi constituída a partir de gravações, vídeos e suas transcrições, fotos e anotações. Adotamos as cinco fases para análise de conteúdo qualitativo sugeridas por Yin (2006) da qual surgiram as categorias de análise: “O que as crianças pensam que têm dentro do corpo”; “Teorias sobre mudanças que ocorrem no corpo ao correr”; “O que é o suor”; “Como ocorre a respiração” e “O equilíbrio”. A partir delas, conclui-se que as crianças são capazes de perceber mudanças fisiológicas após realizarem brincadeiras motoras e teorizar sobre como elas ocorrem em seu corpo. Essas teorias são fundamentadas na sua vida cotidiana e elas apresentaram elementos da natureza para explicá-las. Nesse processo, quando estão em pequenos grupos, as crianças apoiam ou questionam as ideias dos colegas, estão atentas ao que eles falam e buscam na imaginação referências para responder perguntas complexas. ...
Abstract
The evolution of science has brought changes to humanity and challenges to education that seeks to monitor and ensure that science is addressed with quality during school life. Since Early Childhood Education is the first educational environment for children, in which their body is an instrument of and for discoveries in the world, we bring the perspective of the Physical Education professional under these themes, as it plays a fundamental role in helping the child to understand body structure ...
The evolution of science has brought changes to humanity and challenges to education that seeks to monitor and ensure that science is addressed with quality during school life. Since Early Childhood Education is the first educational environment for children, in which their body is an instrument of and for discoveries in the world, we bring the perspective of the Physical Education professional under these themes, as it plays a fundamental role in helping the child to understand body structure and have the opportunity to develop through motor experiences throughout life. With the objective of describing and analyzing the explanations of children aged between 5 and 6 years old about human Anatomophysiology from qualified contexts, identifying how the Physical Education professional can contribute to this, we organized investigative contexts on the subjects, carried out interview sessions with and without drawings and sessions with motor games. The database was constituted from recordings, videos and their transcripts, photos and notes. We adopted the five phases for qualitative content analysis suggested by Yin (2006) from which the categories of analysis emerged: “What children think they have inside their bodies”; “Theories about changes that occur in the body when running”; “What sweat is”; “How breathing occurs'' and “Balance”. From them, it is concluded that children are able to perceive physiological changes after performing motor games and theorize about how they occur in their body. These theories are grounded in your everyday life and they have come up with elements from nature to explain them. In this process, when they are in small groups, children support or question the ideas of their peers, are attentive to what they say and search their imagination for references to answer complex questions. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Colecciones
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Ciencias de la Salud (9148)
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