Educação pública do Estado do Rio Grande do Sul no contexto de transição demográfica
dc.contributor.advisor | Avila, Róber Iturriet | pt_BR |
dc.contributor.author | Rotta, Eduardo Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-12T03:33:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/265923 | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação básica vem apresentando diversas e significativas transformações ao longo do tempo. Até o final do século XX, a preocupação era como alocar a então demanda crescente por vagas nas escolas Estaduais. Todavia, essa tendência começou a mudar no começo dos anos 2000. Este trabalho analisará as transformações na educação básica Estadual frente à acelerada transição demográfica observada no Rio Grande do Sul, entre o período de 1974 e 2021. Para isso, será feita uma revisão bibliográfica sobre a Teoria do Capital Humano e uma análise do atual cenário educacional Estadual gaúcho, apresentado uma breve história da origem do sistema educacional brasileiro, e a avaliação do ensino básico Estadual através do índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Será mostrado também aspectos pertinentes à educação e produtividade. Ao final, será feita uma sistematização dos dados educacionais das escolas da rede pública Estadual e uma análise sobre o fluxo de alunos, por meio do número de matrículas. | pt_BR |
dc.description.abstract | La educación básica ha venido presentando varias y significativas transformaciones a lo largo del tiempo. Hasta finales del siglo XX, la preocupación era cómo asignar la entonces creciente demanda de plazas en las escuelas públicas. Sin embargo, esta tendencia comenzó a cambiar a principios de la década de 2000. Este trabajo analizará las transformaciones en la educación básica del Estado frente a la transición demográfica acelerada observada en Rio Grande do Sul, entre el período de 1974 y 2021. Para ello, una revisión bibliográfica Se realizará una revisión sobre la Teoría del Capital Humano y un análisis del escenario educativo estatal actual en Rio Grande do Sul, presentando una breve historia del origen del sistema educativo brasileño, y la evaluación de la educación básica del Estado a través de la Educación Básica. Índice de Desarrollo Educativo. También se mostrarán aspectos relacionados con la educación y la productividad. Al final, se realizará una sistematización de los datos educativos de las escuelas públicas del Estado y un análisis del flujo de estudiantes, a través del número de matrículas. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Educación básica estatal | es |
dc.subject | Transição demográfica | pt_BR |
dc.subject | Transición demográfica | es |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | Educação pública do Estado do Rio Grande do Sul no contexto de transição demográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001185721 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Econômicas (1370)