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dc.contributor.advisorAvila, Róber Iturrietpt_BR
dc.contributor.authorRotta, Eduardo Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-12T03:33:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265923pt_BR
dc.description.abstractA educação básica vem apresentando diversas e significativas transformações ao longo do tempo. Até o final do século XX, a preocupação era como alocar a então demanda crescente por vagas nas escolas Estaduais. Todavia, essa tendência começou a mudar no começo dos anos 2000. Este trabalho analisará as transformações na educação básica Estadual frente à acelerada transição demográfica observada no Rio Grande do Sul, entre o período de 1974 e 2021. Para isso, será feita uma revisão bibliográfica sobre a Teoria do Capital Humano e uma análise do atual cenário educacional Estadual gaúcho, apresentado uma breve história da origem do sistema educacional brasileiro, e a avaliação do ensino básico Estadual através do índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Será mostrado também aspectos pertinentes à educação e produtividade. Ao final, será feita uma sistematização dos dados educacionais das escolas da rede pública Estadual e uma análise sobre o fluxo de alunos, por meio do número de matrículas.pt_BR
dc.description.abstractLa educación básica ha venido presentando varias y significativas transformaciones a lo largo del tiempo. Hasta finales del siglo XX, la preocupación era cómo asignar la entonces creciente demanda de plazas en las escuelas públicas. Sin embargo, esta tendencia comenzó a cambiar a principios de la década de 2000. Este trabajo analizará las transformaciones en la educación básica del Estado frente a la transición demográfica acelerada observada en Rio Grande do Sul, entre el período de 1974 y 2021. Para ello, una revisión bibliográfica Se realizará una revisión sobre la Teoría del Capital Humano y un análisis del escenario educativo estatal actual en Rio Grande do Sul, presentando una breve historia del origen del sistema educativo brasileño, y la evaluación de la educación básica del Estado a través de la Educación Básica. Índice de Desarrollo Educativo. También se mostrarán aspectos relacionados con la educación y la productividad. Al final, se realizará una sistematización de los datos educativos de las escuelas públicas del Estado y un análisis del flujo de estudiantes, a través del número de matrículas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducación básica estatales
dc.subjectTransição demográficapt_BR
dc.subjectTransición demográficaes
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleEducação pública do Estado do Rio Grande do Sul no contexto de transição demográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001185721pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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