Economia comportamental e marketing : uma revisão introdutória
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A teoria econômica é a que analisa o funcionamento dos mercados, observando suas mudanças desde fatos históricos e até políticos na sociedade. Todavia, para entender como este sistema econômico funciona e, talvez, conseguir realizar previsões, se faz necessário um profundo estudo de suas categorias. Contudo, cabe acrescentar que mundo dos negócios é muito dinâmico e que as teorias procuram simplificá-lo ao entendimento de uma boa análise. Portanto, a proposta desta pesquisa foi identificar part ...
A teoria econômica é a que analisa o funcionamento dos mercados, observando suas mudanças desde fatos históricos e até políticos na sociedade. Todavia, para entender como este sistema econômico funciona e, talvez, conseguir realizar previsões, se faz necessário um profundo estudo de suas categorias. Contudo, cabe acrescentar que mundo dos negócios é muito dinâmico e que as teorias procuram simplificá-lo ao entendimento de uma boa análise. Portanto, a proposta desta pesquisa foi identificar particularidades do marketing e sua persuasão, resumindo informações em tópicos sobre os objetivos específicos. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica que ocorreu no ambiente da base Web of Science, tomando por base os artigos classificados por ano e idioma. Essencialmente, revisamos as bases dos resultados da economia comportamental relacionada á tomada de decisão dos consumidores. Abordamos também, modelos de publicidade em ambiente de poder de monopólio. Por fim, traçamos um papel introdutório das teorias comportamentais relacionadas à publicidade e ao marketing em especifico e seu papel no comportamento o consumidor. ...
Abstract
Economic theory is the one that analyzes the functioning of markets, observing their changes from historical and even political facts in society. However, to understand how this economic system works and, perhaps, to be able to make predictions, a deep study of its categories is necessary. However, it should be added that the business world is very dynamic and that theories seek to simplify it for the understanding of a good analysis. Therefore, the purpose of this research was to identify part ...
Economic theory is the one that analyzes the functioning of markets, observing their changes from historical and even political facts in society. However, to understand how this economic system works and, perhaps, to be able to make predictions, a deep study of its categories is necessary. However, it should be added that the business world is very dynamic and that theories seek to simplify it for the understanding of a good analysis. Therefore, the purpose of this research was to identify particularities of marketing and its persuasion, summarizing information in topics about specific objectives. It was a bibliographical research that took place in the environment of the Web of Science base, based on articles classified by year and language. Essentially, we review the basis of behavioral economics results related to consumer decision making. We also approach advertising models in a monopoly power environment. Finally, we outline an introductory role of behavioral theories related to advertising and marketing in particular and their role in consumer behavior. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1338)
Este item está licenciado na Creative Commons License