Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil
dc.contributor.author | Oliveira, Janaina Bulcão de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gerotto, Lorraine Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Thaise da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-07T03:44:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-8761 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/265780 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, estavinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como enfoque o direito a educação contextualizando a presença do livro Pé de brincadeira, destinado aos docentes pela primeira vez recebido nas escolas públicas e creches as quais atendem crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade na zona rural e urbana. Breve explanação sobre o processo de escolha e o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático na introdução. Justificando-se em descrever e analisar o livro enquanto artefato cultural e o processo de escolha, sua função na Instituição Escolar favorecendo a criticidade e possibilidades a que o material se destina. Destacando as brincadeiras, rodas de conversa, oralidade e escrita na construção de valores acerca dos Direitos Humanos utilizou-se de uma abordagem de análise documental com cunho qualitativo. A pesquisa sugere contribuição para com o fomento de valores de princípios como o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia das crianças da educação infantil, primeira etapa da educação básica auxiliando o desenvolvimento da cidadania e resgate da dignidade, estabelecimento de relações entre o material de apoio às práticas docentes e os anseios da sociedade com ênfase no atendimento as especificidades das crianças da educação infantil, contudo, possibilitar maior aprofundamento teórico sobre orientações sobre o uso do livro do professor da educação infantil para elaboração de novos conceitos sobre as atividades dispostas sempre na perspectiva da inclusão. Conclui-se que a criança é protagonista do processo de ensino-aprendizagem detentora de direitos e o professor mediador do saber utilizando não só do livro, mas, diversas outras bibliográficas e materiais de apoio como complemento de práticas pedagógicas satisfatórias e humanizadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is linked to the group of Studies and Research in Early Childhood Education and Childhood (GEINFAN) of theFederal University of Grande Dourados. It focuses on the right to education by contextualizing the presence of the book Pé de brincadeira, intended for teachers for the first time received in public schools and day care centers which serve children from 0to 5 years and 11 months of age in rural and urban areas. A brief explanation of the selection process and the PNLD -National Program of the Didactic Book -in the introduction. Justifying the description and analysis of the book as a cultural artifact and the process of choice, its function in the School Institution favoring the criticality and possibilities to which the material is intended. Highlighting the games, conversation circles, orality, and writing in the construction of values about Human Rights, a documentary analysis approach was used, with a qualitative focus. The research suggests contribution to the promotion of values of principles such as respect for human rights in the daily lives of children in early childhood education, the first stage of basic education, helping the development of citizenship and rescue of dignity, establishing relationships between the material to support teaching practices and the desires of society with emphasis on meeting the specific needs of children in early childhood education, however, enable further theoretical study on guidelines on the use of the teacher's book of early childhood education for the development of new concepts about the activities available always in the perspective of inclusion. It is concluded that the child is the protagonist of the teaching-learning process, holder of rights, and the teacher mediator of knowledge using not only the book, but also several other bibliographic and support materials as a complement to satisfactory and humanized pedagogical practices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Brazilian journal of development. Curitiba, PR. Vol. 8, n. 8 (ago. 2022), p. 59305-59317 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Human rights | en |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Teacher's book | en |
dc.title | Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Human rights, children and the child education teacher’s book | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001177864 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)