Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMiranda, Kennya Ferreira Silvapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-07T03:43:00Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2447-8733pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265753pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem na Educação a Distância deve ocorrer de forma a engajar os estudantes proporcionando protagonismo na construção do conhecimento, para isso os professores podem inserir as Metodologias Ativas. Nesse sentido, os educadores precisam se sentir preparados e conhecer quais métodos e ferramentas podem ser mais eficazes no perfil da sua turma. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar as Metodologias Ativas mais utilizadas no contexto on-line, da Educação a Distância ou do ensino remoto. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura é encontrada uma série de Metodologias Ativas que já foram aplicadas no contexto a distância. Foram registradas 2053 publicações. Depois da aplicação dos critérios, ficaram 97 estudos e, após a leitura parcial dos trabalhos, 30 foram selecionados para auxiliar na resposta da questão de pesquisa. Assim, as metodologias que se mostram mais proeminentes para a educação a distância são: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos, Estudo de caso, Peer Instruction, Jigsaw e Gamificação. Além disso, os estudos analisados apontam diversas ferramentas para facilitar a praticabilidade das metodologias, por isso é proposto um quadro guia com as Metodologias Ativas, as ferramentas utilizadas e seus objetivos, para que professores tenham acesso, auxiliando na execução da aula.pt_BR
dc.description.abstractLearning in Distance Education must occur in order to engage students bringing protagonism in knowledge construction, for this purpose, teachers may use the Active Methodologies. In this way, educators need to feel more prepared besides knowing which methods and tools can be most effective in your class profile. That way, this article aims to present the Active Methodologies most used in context of online teaching, in Distance Education or in remote classes. Through a Systematic Literature Review, a series of Active Methodologies that have already been applied in the context of distance education are found. It was registered 2053 publications. After applying the criteria there were 97 studies and, after partial reading, 30 works were selected to help answer the research question. In this way the methodologies that turn up as the more relevant for distance education are: Problem-Based Learning, Project-Based Learning, Game-Based Learning, Case Study, Peer Instruction, Jigsaw and Gamification. In addition, the analyzed studies point to several tools to ease the practicality of the methodologies. For this reason, it is proposed a guide framework with the Active Methodologies, the tools used and their objective so that teachers can have access, what can help in the realization of the class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, PR. Vol. 24, n. 2 (2023), p. 197-204pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectActive learningen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDigital toolsen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.titleMetodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies in distance education : a systematic literature reviewpt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001177498pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples