Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPires, Igor Passospt_BR
dc.contributor.authorIcle, Gilbertopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-06T03:41:49Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1519-6569pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265734pt_BR
dc.description.abstractO artigo trata da atenção performativa como recurso,por intermédio do qualprofessores e professoras de teatro da Educação Básica solucionam as dificuldades do cotidiano escolar. Apresenta-se a pesquisa realizada com entrevistas semiestruturadas com seis professores/as do Distrito Federal, no Brasil. Propõe-se a atenção performativa como possibilidade de ressignificação do espaço escolar. Debate-se os conceitos de professor-performer e estudante-performerno intuito de mostrar as possibilidades de horizontalidade e criação da atenção performativa. Por fim, defende-se a atenção performativa como dispositivo para a solução de problemas e para a criação em teatro na escola.pt_BR
dc.description.abstractThearticle deals with performative attention as a resource through which elementary school teachers and theater teachers solve the difficulties of everyday school life. The research carried out with semi-structured interviews with six teachers from the Federal District, in Brazil, is presented. Performative attention is proposed as a possibility of re-signifying the scholar space. The concepts of teacher-performer and student-performer are discussed to show the possibilities of horizontality and creation of performative attention. Finally, performative attention is claimedas a device for problem solving and for creation in theater at school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da FUNDARTE. Montenegro, RS. Vol. 56, n. 56 (2023), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTheater pedagogyen
dc.subjectPerformative attentionen
dc.subjectPerformance and educationen
dc.titleAtenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatropt_BR
dc.title.alternativePerformative attention as a pedagogical strategy in theater teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001177036pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples