Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro
dc.contributor.author | Pires, Igor Passos | pt_BR |
dc.contributor.author | Icle, Gilberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T03:41:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-6569 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/265734 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo trata da atenção performativa como recurso,por intermédio do qualprofessores e professoras de teatro da Educação Básica solucionam as dificuldades do cotidiano escolar. Apresenta-se a pesquisa realizada com entrevistas semiestruturadas com seis professores/as do Distrito Federal, no Brasil. Propõe-se a atenção performativa como possibilidade de ressignificação do espaço escolar. Debate-se os conceitos de professor-performer e estudante-performerno intuito de mostrar as possibilidades de horizontalidade e criação da atenção performativa. Por fim, defende-se a atenção performativa como dispositivo para a solução de problemas e para a criação em teatro na escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | Thearticle deals with performative attention as a resource through which elementary school teachers and theater teachers solve the difficulties of everyday school life. The research carried out with semi-structured interviews with six teachers from the Federal District, in Brazil, is presented. Performative attention is proposed as a possibility of re-signifying the scholar space. The concepts of teacher-performer and student-performer are discussed to show the possibilities of horizontality and creation of performative attention. Finally, performative attention is claimedas a device for problem solving and for creation in theater at school. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da FUNDARTE. Montenegro, RS. Vol. 56, n. 56 (2023), p. 1-19 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Theater pedagogy | en |
dc.subject | Performative attention | en |
dc.subject | Performance and education | en |
dc.title | Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro | pt_BR |
dc.title.alternative | Performative attention as a pedagogical strategy in theater teaching | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001177036 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (41081)Ciências Humanas (7147)