Mostrar registro simples

dc.contributor.authorIcle, Gilbertopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-06T03:41:41Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1414-5731pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265732pt_BR
dc.description.abstractEste texto partiu de uma pesquisa que buscou analisar as relações entre pobreza e performance. Explorou-se, neste artigo, a produção brasileira em Artes Cênicas sob a forma de artigos em periódicos de alto impacto para analisar a presença ou não dos marcadores pobrezae pobrecomo forma de identificação dos contextos nos quais vivem os e as participantes das pesquisas. Problematizou-se, assim, o discurso neoliberal sobre as situações de pobreza. Concluiu-se, por fim, que a ausência de tais marcadores na produção brasileira em Artes Cênicas constitui uma espécie de ética, um cuidado das pesquisas para com os e as participantes, visto os perigos de inscrição discursiva das categorias pobrezae pobrecom possíveis efeitos negativos ou constrangedores para os e as participantes.pt_BR
dc.description.abstractThis article was based on research that sought to analyzes the relationship between poverty and performance. In this article, Brazilian production in Performing Arts was explored in the form of articles in high-impact journals to discuss the presence or absence of poverty and poor markers as a way of identifying the contexts in which research participants live. Thus, the neoliberal discourse about situations of poverty was problematized. It was concluded, finally, that the absence of such markers in the Brazilian production in Performing Arts constitutes a sort of ethics, a kind of care of the researches towards the participants, considering the dangers of discursive inscription of the categories poverty and poor with possible negative effects or embarrassing for the participants.en
dc.description.abstractEste texto se basó en una investigación que buscó analizar la relación entre pobreza y performance. En este artículo se ha explorado la producción brasileña en Artes Escénicas en forma de artículos en revistas de alto impacto para analizar la presencia o ausencia de marcadores como pobrezay personas pobrescomo una forma de identificar los contextos en los que viven los participantes de la investigación. Así, se problematizó el discurso neoliberal sobre las situaciones de pobreza. Finalmente, se concluyó que la ausencia de tales marcadores en la producción brasileña en Artes Escénicas constituye una especie de ética, un cuidado de las investigaciones hacia los participantes, considerando los peligros de inscripción discursiva de las categorías pobreza y pobre con posibles efectos negativos o vergonzoso para los participantes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofUrdimento. Vol. 2, n. 47 (jul. 2023), p. 1-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPerforming Arts Researchen
dc.subjectPerformance (Teatro)pt_BR
dc.subjectEthicen
dc.subjectPovertyen
dc.subjectPerformativityen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectInvestigación en Artes Escénicases
dc.subjectÉticaes
dc.subjectPobrezaes
dc.subjectPerformatividadees
dc.subjectDiscursoes
dc.titleUma ética da ausência : um estudo sobre a categoria pobrezanas pesquisas em Artes Cênicas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeAn ethics of absence : a study on the povertycategory in research on Brazilian Performing Artsen
dc.title.alternativeUna ética de la ausencia : un estudio sobre la categoría de pobrezaen la investigación sobre las Artes Escénicas Brasileñases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001177042pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples