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dc.contributor.authorNogues, Camila Perespt_BR
dc.contributor.authorNunes, Débora Mayerpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T03:34:19Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265677pt_BR
dc.description.abstractExiste um corpo de evidências consistente sobre a importância das funções executivas (FE) para a aprendizagem. As FE são habilidades preditoras de domínio geral constantemente estudadas para compreensão do desenvolvimento e desempenho matemático. A intervenção nessas funções, desde a Educação Infantil, irá possibilitar tanto uma maior eficiência cognitiva quanto o controle de comportamentos, o que, por sua vez, proporcionará melhor desempenho matemático. Portanto, neste capítulo é apresentado o conceito de funções executivas e, então, é discutida a relação entre as FE e as habilidades matemáticas iniciais, apresentando estudos teóricos e empíricos sobre a associação entre essas habilidades, bem como possibilidades de intervenção a serem aplicadas no contexto escolar, visando qualificar a prática dos professores e proporcionar uma aprendizagem mais eficiente aos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 93-112pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFunção executivapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA influência das funções executivas na matemáticapt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001185555pt_BR


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