A influência das funções executivas na matemática
dc.contributor.author | Nogues, Camila Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Débora Mayer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T03:34:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/265677 | pt_BR |
dc.description.abstract | Existe um corpo de evidências consistente sobre a importância das funções executivas (FE) para a aprendizagem. As FE são habilidades preditoras de domínio geral constantemente estudadas para compreensão do desenvolvimento e desempenho matemático. A intervenção nessas funções, desde a Educação Infantil, irá possibilitar tanto uma maior eficiência cognitiva quanto o controle de comportamentos, o que, por sua vez, proporcionará melhor desempenho matemático. Portanto, neste capítulo é apresentado o conceito de funções executivas e, então, é discutida a relação entre as FE e as habilidades matemáticas iniciais, apresentando estudos teóricos e empíricos sobre a associação entre essas habilidades, bem como possibilidades de intervenção a serem aplicadas no contexto escolar, visando qualificar a prática dos professores e proporcionar uma aprendizagem mais eficiente aos alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | CORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 93-112 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Função executiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A influência das funções executivas na matemática | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001185555 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5609)Ciências Humanas (1783)