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dc.contributor.authorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorTerra, Renato, Shimedzupt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T03:34:03Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0101-7136pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265672pt_BR
dc.description.abstractAnalisamos trajetórias de professoras desde uma perspectiva bourdieusiana, compreendendo a pequena miséria de posição e como experimentam a condição profissional. O objetivo é analisar percursos profissionais de duas egressas de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do sul do país, a fim de identificar variáveis de contexto, disposições e competências. O método de reconstrução sociológica de trajetórias tempor base a entrevista compreensiva. A análise mostra que a atuação ocorre de modo singular a partir de inclinações para a gestão e para a reciprocidade em relações pedagógicas. As condições de trabalho são precarizadas e as professoras são responsabilizadas pela sua formação continuada frente a dinâmicasde um campo encarregado pela inclusão de estudantes que vivem a grande miséria de condição.pt_BR
dc.description.abstractWe analyzed teachers' trajectories from a bourdieusian perspective, understanding the small misery of position and how they experience the professional condition. The objective is to analyze the professional paths of two graduates in the degree course in Biological Sciences from a public university in the south of the country, to identify context variables, dispositions and competences. The method is the sociological reconstruction of trajectories, based on the comprehensive interview. The analysis shows that the performance occurs, in a unique way, from inclinations towards management and reciprocity in pedagogical relationships. Working conditions are precarious and teachers are held responsible for their continuing education in front of the dynamics of a field in charge for the inclusion of students who live in the great misery of condition.en
dc.description.abstractAnalizamos trayectorias de profesoras desde una perspectiva bourdieusiana para comprender la pequeña miseria de posicióny cómo experimentan la condición profesional. El objetivo es el análisis de rutas profesionales de dos egresadas de formación de grado de profesoras de Ciencias Biológicas de una universidad pública del sur del país, para identificar variables del contexto, disposiciones y competencias. El método es de reconstrucción sociológica de trayectorias a partir de entrevista comprensiva. El análisis muestra la singularidad de la actuación, a partir de inclinaciones para el liderazgo y de la reciprocidad en relaciones pedagógicas. Las condiciones laborales precarizadas responsabilizan las profesoras por su educación continua frente a las dinámicas de un campo a cargo de la inclusión de estudiantes que viven la gran miseria de condición.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInter-ação. Goiânia, GO. Vol. 48, n.2 (maio/ago. 2023), p. 413-429.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleA "miséria de posição" de professoras diante da "miséria de condição" de estudantes : trajetórias de trabalho em um campo profissional precarizadopt_BR
dc.title.alternativeA miséria de posição de professoras diante da miséria de condição de estudantes : trajetórias de trabalho em um campo profissional precarizadopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001176954pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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