Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBorowski, Eduardo Batista Vonpt_BR
dc.contributor.authorFrasson, Jéssica Serafimpt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Tiago Nunespt_BR
dc.contributor.authorBossle, Fabianopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T03:36:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0101-3289pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265644pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa objetivamos identificar características históricas da Educação Física escolar (EFE) como componente curricular da Educação Profissional (EP) no Brasil a partir de uma revisão de literatura entre os anos de 2008 até 2019 nos periódicos nacionais, na base de dados SciELO, no portal de periódicos, assim como no Catálogo de teses e dissertações da Capes. Selecionamos produções que versam especificamente sobre a história da EFE em diferentes momentos históricos e diferentes Instituições de EP do Brasil. Observamos e constatamos que a EFE esteve historicamente presente na EP vinculada a um projeto hegemônico de educação, desvinculada de pressupostos educativos emancipatórios aos quais o projeto atual de Ensino Médio Integrado pode apontar possibilidades.pt_BR
dc.description.abstractIn this research, we aim to identify the historical characteristics of school Physical Education (EFE) as a curricular component in Professional Education (EP) in Brazil from a literature review between the years 2008 to 2019 in national journals, in the SciELO database, on the portal of periodicals and in the Capes Catalog of Theses and Dissertations. We selected productions that specifically deal with the history of EFE in different historical moments and different EP Institutions in Brazil. We observed and verified that the EFE was historically present in the EP linked to a hegemonic project of education, unlinked from emancipatory educational assumptions to which the current Integrated High School project can point out possibilities.en
dc.description.abstractEn esta investigación pretendemos identificar las características historicas de la Educación Física (EFE) escolar como componente curricular en la Educación Profesional (EP) en Brasil a partir de una revisión de la literatura entre los años 2008 a 2019 en revistas nacionales, en la base de datos SciELO, en el portal de periódicos y en el Catálogo Capes de Tesis y Disertaciones. Seleccionamos producciones que traten específicamente la historia de EFE en diferentes momentos históricos y diferentes Instituciones EP en Brasil. Observamos y constatamos que la EFE estuvo históricamente presente en la EP ligada a un proyecto hegemónico de educación, desvinculada de supuestos educativos emancipatorios a los que el proyecto actual de la Escuela secundaria integrada puede señalar posibilidades.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 45, e20220066 (2023) p. 1-8pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLiterature reviewen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectEducación física escolares
dc.subjectEducación profesionales
dc.subjectEscuela secundariaes
dc.subjectRevisión de literaturaes
dc.titleA Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzidopt_BR
dc.title.alternativeSchool Physical Education in professional education : a study based on the knowledge produceden
dc.title.alternativeLa Educación Física Escolar en la educación profesional : un estudio a partir del conocimiento producidoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173244pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples