Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Renata de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T03:35:22Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265565pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo se refere a uma pesquisa proveniente de uma dissertação de mestrado em que analisamos as práticas corporais desenvolvidas na educação integral em tempo integral de duas escolas públicas, numa perspectiva não salvacionista, tensionando suas contribuições e (des)compassos nas vidas dos estudantes. A expressão “formar pessoas melhores?” questiona a concepção reducionista e salvacionista por vezes encontrada em programas sociais que lançam mão das práticas corporais apresentando-as como solução aos estudantes das camadas populares. Compreendemos neste estudo que esta perspectiva é comutada pelo sentido de direito social e acesso a diferentes práticas corporais enquanto elementos da formação humana. A educação integral, contudo, apresenta também limites que por vezes as distanciam das suas perspectivas, como a naturalização das questões de gênero, a fragmentação curricular e as condições de trabalho distintas entre professores e oficineiros.pt_BR
dc.description.abstractThis article refers to research from a master’s thesis in which we analyze the bodily practices developed in full-time education of two public schools, in a non-salvationist perspective, stressing their contributions and mismatches in the lives of students. The expression “to form better people?” questions the reductionist and salvationist conception sometimes found in social programs that use bodily practices, presenting them as a solution to students from the lower classes. We understand in this study that this perspective is changed by the sense of social right and access to different bodily practices as elements of human formation. Full-time education, however, also has limits that sometimes distance it from its perspectives, such as the naturalization of gender issues, curricular fragmentation and different working conditions between teachers and workshop workers.en
dc.description.abstractEste artículo se refiere a una investigación realizada a partir de una disertación de maestría en la que analizamos las prácticas corporales desarrolladas en la educación a tiempo completo de dos escuelas públicas del estado de Rio Grande do Sul, desde una perspectiva no salvacionista, tensionando sus contribuciones y escollos en las vidas de los estudiantes. La expresión “formar personas mejores” cuestiona la concepción reduccionista y salvacionista que a veces se encuentra en programas sociales que utilizan las prácticas corporales presentándolas como solución para los estudiantes de las clases bajas. Entendemos, en este estudio, que esta perspectiva es conmutada por el sentido de derecho social y acceso a diferentes prácticas corporales como elementos de la formación humana. La educación integral, sin embargo, también presenta límites que a veces las alejan de sus perspectivas, como la naturalización de las cuestiones de género, la fragmentación curricular y las condiciones de trabajo distintas entre los profesores y los que participan en los talleres.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 28, e28061, (jan./dez. 2022), p. 1-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPráticas corporaispt_BR
dc.subjectBodily practicesen
dc.subjectComprehensive educationen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectFull-timeen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectPrácticas corporaleses
dc.subjectEducación integrales
dc.subjectTiempo completoes
dc.subjectEscuelaes
dc.title“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integralpt_BR
dc.title.alternative“Forming better people?” Body practices in full-time education schoolen
dc.title.alternative“¿Formar personas mejores?” Prácticas corporales en la escuela de educación a tiempo completoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173178pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples