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dc.contributor.advisorVelho, Cassiane Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Aline Knevitzpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T03:35:09Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265484pt_BR
dc.description.abstractAs microempresas e empresas de pequeno porte enfrentam muitos desafios para sobreviverem no mercado. Assim, é necessário que as mesmas busquem cada vez mais por ferramentas que auxiliem na competitividade, podendo ressaltar a utilização de um bom planejamento tributário. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o impacto financeiro da não segregação da receita de PIS e COFINS monofásico para os comércios de autopeças situados nas regiões sul e sudeste do Brasil, enquadrados no Simples Nacional no período de cinco anos, visando o planejamento tributário. Para isso, optou-se por uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e documental, a qual analisa o pagamento de PIS e COFINS de 35 revendedoras de autopeças em cinco anos. Como resultados deste estudo, identificou-se que o impacto financeiro de pagamento a maior, em média, nas guias de recolhimento das empresas analisadas foi de 14,83%, o que significa dizer que as autopeças tributaram, em média, 102,74% de PIS e COFINS indevidamente, pois esse percentual se refere a produtos monofásicos, ou seja, de responsabilidade do fabricante ou importador realizar o recolhimento concentrado. Além disso, observou-se que o fator determinante do impacto financeiro de cada organização se dá de acordo com a quantidade e a receita dos itens monofásicos revendidos. Sendo assim, o estudo reforça a importância do planejamento tributário para manter-se competitivo e não realizar dispêndios desnecessários de recursos.pt_BR
dc.description.abstractMicro and small businesses face many challenges to survive in the market, so, it is necessary that they search more and more for tools that help in competitiveness, and may emphasize the use of good tax planning. In this sense, the present work aims to analyze the financial impact of the non-segregation of the single-phase PIS and COFINS revenue for the auto parts stores located in the south and southeast regions of Brazil, framed in the Simples Nacional in the period of five years, aiming tax planning. For this, it opted for a qualitative, descriptive and documentary research, which analyzes the payment of PIS and COFINS from 35 auto parts companies in five years. As a result of this study, it was identified that the financial impact of overpayment, on average, on the collection forms of the analyzed companies was 14,83%, which means that auto parts taxed, on average, 102,74% of PIS and COFINS improperly, as this percentage refers to single-phase products, that is the responsibility of the manufacturer or importer to carry out concentrated collection. In addition, it was observed that the determining factor of the financial impact of each organization occurs according to the quantity and revenue of the single-phase items resold. Thus, the study reinforces the importance of tax planning to remain competitive and not to make unnecessary expenditure of resources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTax Planningen
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectTributospt_BR
dc.subjectPIS and COFINSen
dc.subjectSingle-Phase tazationen
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectSimples Nacionalen
dc.subjectAuto partsen
dc.titlePlanejamento tributário : análise do impacto da não segregação de PIS e COFINS monofásico nas empresas de autopeças do Simples Nacionalpt_BR
dc.title.alternativeTax planning : analysis of the impact of non-segregation of single-phase PIS and COFINS in Simples Nacional auto parts companiesen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177843pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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