Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarocco, Ines Alcarazpt_BR
dc.contributor.authorSastre, Cibelept_BR
dc.date.accessioned2010-11-04T04:19:05Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26547pt_BR
dc.description.abstractEste é um memorial descritivo e dissertativo da investigação artística feita através da utilização da Motif Writing (escrita por motivos) como propulsora de tarefas de movimento para a construção de dramaturgia em dança. A coreografia que resultou deste processo, A Cadeira _/ Uma Ilha, foi criada a partir da Motif Writing de um trecho do solo Experimento da Cadeira, visando a recriação e a multiplicação das qualidades expressivas dos movimentos do motif em outros corpos/sujeitos e relações dinâmicas entre estes, objetos, espaço e tempo. A pesquisa-criação conta com a participação das bailarinas Juliana Vicari e Luciana Hoppe, transformando o solo original em um trio. A escrita do motif relativo ao trecho selecionado da obra de referência utiliza o instrumental da Análise Laban de Movimento como ferramenta metodológica utilizada também para a condução do processo de criação. Inserido num contexto de pesquisa pós-positivista, com perspectiva artística, este memorial contém aspectos dissertativos sobre a Análise Laban em Movimento e a dramaturgia da dança como aportes para o relato do processo de criação. Ambos ajudam a compreender algumas das opções de trabalho buscadas e alcançadas, ou não, nesta investigação. Ao final deste texto comprovo a eficácia da motif writing tanto como ferramenta para reposição como para recriação da dramaturgia da obra de referência e que uma construção através deste procedimento requer a auto-revelação dos artistas. Descubro a 'reduplicação do Outro em mim‘ como potência criadora e afirmativa da minha ação como intérprete.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis describes the creative and analytical process I used to develop choreography for three dancers called The Chair_/ An Island. I developed this trio choreography from one fragment of an earlier solo choreography called Chair Experiment, using an aspect of Laban Movement Analysis called "motif writing". I used this method as a score to multiply the original motifs into other bodies/subjects, objects, spaces, and time. My work was done in Brazil in collaboration with two other dancers, Juliana Vicari and Luciana Hoppe. From a post-positivist approach and artistic perspective, this thesis describes features of Laban Movement Analysis and Dance Dramaturgy which enhance the creative process. Both help us to understand possible choices and directions which are available to us when creating a choreography. I conclude that motif writing is efficient as a movement score for dramaturgy composition or reposition and that the use of this procedure encourages the artists for a self revelation. I found the 'reduplication of the Other in myself‘ as a creative potential and affirmative way as a performer.en
dc.format.mimetypevideo/x-msvideopt_BR
dc.format.mimetypevideo/x-msvideopt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanca : Teatropt_BR
dc.subjectLaban movement analysisen
dc.subjectMotif writingen
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectCorpo : Teatro : Dançapt_BR
dc.subjectMovement scoreen
dc.subjectBody dramaturgyen
dc.titleNada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálisept_BR
dc.title.alternativeNothing is ever the same. a motif developed through laban movement analysis en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000731442pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples