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dc.contributor.advisorTettamanzy, Ana Lúcia Liberatopt_BR
dc.contributor.authorPiegaz, Acevesmoreno Florespt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T03:39:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265462pt_BR
dc.description.abstractA tese Dramaturgias Negras do Pampa: uma análise decolonial objetiva refletir sobre as dramaturgias negras produzidas no contexto do Pampa sul-americano (Brasil, Uruguai e Argentina), do século XXI, a partir das obras Cavalo de Santo, de autoria de Viviane Juguero, La Diosa y la noche: el musical de Rosa Luna, escrita por Jorge Chagas, e No es país para negras II de Alejandra Egido, sob a perspectiva decolonial, a partir dos estudos de Walter Mignolo (2007); Santiago Castro-Gómez e Ramón Grosfoguel (2007); Pedro Araújo Quental (2012); Joaze Bernardino-Costa e Ramón Grosfoguel (2016) e de Luis Rufino, (2017). A abordagem considera a existência de um Pampa amefricano (Silveira, 1981; 1996; 2003; Gonzales, 2020) com identidade e cultura negras, invisibilizado nas narrativas identitárias institucionalizadas pela branquitude sobre esse território. Partindo dessa premissa busca-se compreender a cena teatral negra produzida no Pampa através de suas dramaturgias, tendo como referentes teóricos Abdias Nascimento (1966; 1968; 1978; 2004), Leda Maria Martins (1995; 2007), Molefi Kete Asante (2009) e Evani Tavares Lima (2010), entre outros, cujas produções intelectuais são afrocentradas. As obras são analisadas partir das categorias de ancestralidade, reexistência, agenciamento e luta antirracista para compreender as características, abordagens e contribuições destas para o processo de reterritorialização da negritude, assim como para a decolonização da dramaturgia e do teatro produzido na região.pt_BR
dc.description.abstractLa tesis Dramaturgias negras de la pampa: un análisis decolonial tiene como objetivo reflexionar sobre las dramaturgias negras producidas en el contexto de la pampa sudamericana (Brasil, Uruguay y Argentina), del siglo XXI, a partir de las obras Cavalo de Santo, de Viviane Juguero, La diosa y la noche: el musical de Rosa Luna, de Jorge Chagas y No es país para negras II de Alejandra Egido, desde la perspectiva decolonial, a partir de los estudios de Walter Mignolo (2007); Santiago Castro-Gómez y Ramón Grosfoguel (2007); Pedro Araújo Quental (2012); Joaze Bernardino-Costa y Ramón Grosfoguel (2016) e Luis Rufino, (2017). El abordaje considera la existencia de una pampa amefricana (Silveira, 1981; 1996; 2003; Gonzalez, 2020) con identidad y cultura negra, invisibilizada en las narrativas identitarias institucionalizadas por la blanquitud sobre este territorio. Partiendo de esta premisa, se busca comprender la escena teatral negra producida en la Pampa a través de sus dramaturgias, teniendo como referentes teóricos a Abdias Nascimento (1966; 1968; 1978; 2004), Leda Maria Martins (1995; 2007), Molefi Kete Asante (2009) e Evani Tavares Lima (2010), entre otros, cuyas producciones intelectuales son afrocéntricas. Las obras se analizan a partir de las categorías de ascendencia, reexistencia, agencia y lucha antirracista para comprender sus características, enfoques y aportes al proceso de reterritorialización de la negritud, así como a la descolonización de la dramaturgía y del teatro producidos en la región.es
dc.description.abstractThe thesis Black Dramaturgies of the Pampa: a decolonial analysis aims to reflect on the black dramaturgies produced in the context of the South American Pampa (Brazil, Uruguay and Argentina), of the 21st century, based on the works Cavalo de Santo, by Viviane Juguero, La diosa y la noche: el musical de Rosa Luna, written by Jorge Chagas, and No es país para negras II by Alejandra Egido, from the decolonial perspective, based on the studies of Walter Mignolo (2007); Santiago Castro-Gómez and Ramón Grosfoguel (2007); Pedro Araújo Quental (2012); Joaze Bernardino-Costa and Ramón Grosfoguel (2016) and Luis Rufino, (2017). The approach considers the existence of an Amefrican Pampa (Silveira, 1981; 1996; 2003; Gonzalez, 2020) with black identity and culture, invisible in the identity narratives institutionalized by whiteness about this territory. Based on this premise, we seek to understand the black theatrical scene produced in the Pampa through its dramaturgies, having as theoretical references Abdias Nascimento (1966; 1968; 1978; 2004), Leda Maria Martins (1995; 2007), Molefi Kete Asante (2009) and Evani Tavares Lima (2010), among others, whose intellectual productions are Afrocentric. The works are analyzed from the categories of ancestry, reexistence, agency and antiracist struggle to understand their characteristics, approaches and contributions to the process of reterritorialization of blackness, as well as to the decolonization of dramaturgy and theater produced in the region.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPampa americanaes
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectAfrocentrismopt_BR
dc.subjectDramaturgia negraes
dc.subjectNegros : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectAfrocentrismoes
dc.subjectTeatro : Brasilpt_BR
dc.subjectDecolonialidades
dc.subjectReterritorializaciónes
dc.subjectAmefrican pampaen
dc.subjectBlack dramaturgyen
dc.subjectAfrocentricityen
dc.subjectDecolonialityen
dc.subjectReterritorializationen
dc.titleDramaturgias negras do Pampa : uma análise decolonialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001177775pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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