• Abismos da luz 

      Perico, Victória Becker (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma descrição da minha produção artística nos anos de 2016-2017 dentro do Instituto de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa produção me levou a criar a série “Abismos da ...
    • Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material 

      Araújo, Daniela Feitosa (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho relata o processo de construção de uma obra de arte computacional interativa que tem a luz como fonte principal de sua constituição estética. Trata-se de uma malha de LEDs que acendem quando o espectador ...
    • Caminhos da escultura digital 

      Miranda, Victor Ruffo (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O projeto de graduação "Caminhos da escultura digital", busca trazer à tona os desafios da modelagem 3D enquanto forma de arte digital e propor uma discussão teórico-prática sobre o tema. Mesmo em pleno século XXI, onde a ...
    • Eu canibal? selvageria do outro como ficção na arte 

      Machado, Gisele Ramires (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Por meio de uma instalação com elementos antropofágicos, buscase gerar sensações e questionamentos. O presente trabalho, visa uma reflexão sobre o canibalismo na vida cotidiana usando elementos estéticovisuais. O processo ...
    • Evil children : o processo como experiência multimídia 

      Hagen, Johnny Tsuk Maduro (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Inicialmente concebido como um projeto de romance gráfico, “Evil Children” se expandirá para múltiplos veículos de mídia durante seu desenvolvimento, fundamentando-se como exemplo de narrativa transmidiática. Por meio de ...
    • Glitch : a falha como possibilidade 

      Morais, Bruna Dias (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A presente pesquisa trata da experimentação e desenvolvimento de uma poética pessoal fazendo o uso de arquivos digitais de imagem e de modelos 3D corrompidos. A ideia surgiu por conta do meu contato com a glitch art, o que ...
    • O vídeo como potência criativa ou instrumento de vigilância? 

      Bertol, Tiele Marie (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho é uma reflexão sobre como as new medias estão sendo (sub)utilizadas no ambiente escolar trabalhando o tema da vigilância e (des)construção de identidades e processos de subjetivação utilizando a produção de ...